A resposta é mais simples do que a ação necessária para atingir esse objetivo. Com certeza é: tenha um propósito! Saber a que veio, nessa imensa prateleira de ofertas que existe no mundo todo, faz com que a sua marca possa chegar mais perto das pessoas certas. Quando existe um motivo importante para o qual se busca realizar as coisas – um objetivo genuíno por trás – as pessoas se conectam com a ideia, e passam a ser admiradores, clientes leais, advogados (defensores) da marca.

Se quando tudo começar, você buscar o motivo que te move, o que tem vontade de realizar, e como isso pode mudar a vida das pessoas, talvez seja mais simples ainda chegar no tão sonhado resultado! Vender é consequência, porque as pessoas pagam por aquilo que precisam, que desejam ou que QUEREM! Consequência disso é entregar real VALOR às pessoas. Pois o que elas buscam é a solução, e se você tem esse antídoto, os clientes vão saber valorizar a descoberta.

Quando tiver o propósito bem definido dentro da sua empresa, está na hora de transmitir essa marca para todo mundo. Cada contato do cliente deve ser permeado pelo propósito – no atendimento, no e-mail, na portaria, no sabor, na embalagem, na colher, na entrega (falei  “em TUDO”?). Isso é marca, propósito é marca, valor é marca. Marca é o que fica registrado na mente, é o que o cliente lembra depois da experiência. E o que ele precisa lembrar é que você tinha um propósito antes de começar.

Pensemos na prática: como aplicar o propósito em uma Coffee Shop? A marca quer proporcionar o MELHOR sabor possível para clientes exigentes. A partir disso, sabemos que a exigência predispõe qualidade, nada mais simples do que um café passado na hora, um expresso bem tirado, um lanche de qualidade e um cuidado especial com a apresentação. O grão precisa ser de qualidade, nada aqui pode ser menos do que MELHOR, ok? Porque queremos o sabor agradável, que deixe lembranças.

Nessa experiência, a palavra MELHOR precisa estar presente, desde a recepção à despedida. Trace a JORNADA, veja onde o cliente terá contato com a marca. Lembre-se: propósito é marca, valor é marca! Quando falo em MELHOR, não estou falando de preço, estamos falando de DEDICAÇÃO, CUIDADO, PROPÓSITO. Conhecendo a jornada que o cliente vai fazer na empresa, busque regar do MELHOR em todos os pontos, e se ele QUER O MELHOR, vai estar tendo a experiência que deseja, vai agradecer por estar ali, vai VALORIZAR cada minuto. E o que fazemos quando conhecemos algo que muda as nossas vidas? Apresentamos para família e para os amigos!

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Jonatan Fortes

Consultor Empresarial
Consultor empresarial, Diretor de Marketing da Fonte de Talentos (RS). Mestrando em Desenvolvimento Regional, onde busca conhecimentos visando aplicar na geração de talentos. Acredita no poder da comunicação e atua na promoção e desenvolvimento de empresas e talentos para o crescimento coletivo.

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