Oh não! Mais um artigo com exemplos de promoções de Black Friday e Cyber Monday! Já existem tantos. Por que deveria continuar a ler este artigo? Porque, para além de 5 exemplos (1 mau e 4 muito bons) de ofertas Black Friday e Cyber Monday, também irá ganhar o conhecimento para comunicar mais persuasivamente todo o ano.

Ou seja, irá ganhar o poder de:

  • Chamar a atenção: melhores taxas de abertura
  • Incentivar à ação: mais conversões e mais vendas
  • E acima de tudo, tornar as suas comunicações memoráveis

E pode usar esse poder em todas as suas comunicações: E-mails, Newsletters, Landing Pages, Notificações Push, Redes Sociais, Mobile Marketing.

1 – Inação por excesso de escolhas (MAU)

Definição:

O nosso cérebro desliga sempre que dá de cara com muitas escolhas. É difícil escolher a melhor opção entre tantas opções. Como tal, a tendência é adiarmos essa escolha para quando tivermos tempo de analisar todas as opções. Ou então acabarmos por não escolher nada!

Onde NÃO usar:

Landing Pages; Páginas de Preços; Email Marketing; Fluxos de Compra.

Como usar:

Evite apresentar muitas opções (muitos preços; muitos produtos; muitas chamadas de ações…). Hoje em dia, e em especial no online, já não existe desculpas para apresentemos ofertas não segmentadas e não alinhadas com os interesses de cada contato/cliente.

MAU Exemplo: Email Cyber Monday

1 2 3

2 Curiosidade (BOM)

Definição:

Todos nós somos curiosos! Não descansamos até obter as respostas de tudo o que desperta a nossa curiosidade. E isso é muito poderoso em qualquer comunicação com os nossos contatos e clientes.

Onde usar:

Em qualquer comunicação com os seus clientes (Website; Landing Pages; SMS, Push Notifications; Email Marketing)

Como usar:

O limite é a sua imaginação!

Exemplo: Email Cyber Monday

4

3 – Sentimento de Posse (BOM)

Definição:

Assim que possuímos algo, o sentimento de posse apodera-se de nós. Não queremos perder isso por nada deste mundo! Aliás, atribuímos um valor muito maior do que o valor real desse objeto/produto/serviço. O mesmo acontece quando ficamos com a sensação que poderemos vir a possuir, ou então se possuirmos mesmo por pouco tempo.

Onde usar:

Serviços de subscrição (SaaS); Landing Pages; Email Marketing; Upgrade de Planos.

Como usar:

Free trials / amostras gratuitas funcionam lindamente. Depois de termos investido tempo na configuração (conta; perfil; dados) torna-se mais difícil perder tudo isso – mesmo que mais tarde tenhamos de atualizar para um plano pago.

Exemplo Blog Post Black Friday:

5

4 – Reciprocidade (BOM)

Definição:

Sempre que alguém nos dá algo, sentimos a obrigação de retribuir. Nem que seja apenas um elogio.

Onde usar:

Formulários de Inscrição; Landing Pages; Email Marketing

Como usar:

Pense o que pode ser oferecido aos seus contatos/clientes e que está relacionado com a sua oferta/produto/serviço. Pode ser um desconto; um relatório; dicas…

Exemplo Email Black Friday

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5 Escassez (BOM)

Definição:

Ansiedade. Receio. É que o sentimos quando corremos o risco de perder algo. Isso nos deixa vulneráveis à tentação por impulso, de agarrar a oportunidade antes que ela fuja! Para além disso, o medo de perder faz com que valorizemos, ainda mais, qualquer produto/serviço.

Onde usar:

Landing Pages; Páginas de Preços; Email Marketing

Como usar:

Para aproveitar esta sensação de medo de perder algo podemos usar ofertas/descontos limitados no tempo ou unidades.

Exemplo Email Black Friday

8

 

 

 

 

 

 

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Figura 1 – https://pt.pinterest.com/pin/294985844318131348/

Figura 2- Cyber Monday – because you missed Black Friday

Figura 3 – Black Friday Special: Try All Our Upgrades for Free — WordPress.com

Figura 4 – Nothing

Figura 5 – It’s Go Time. Black Friday Starts Now!

Figura 6 – Best Email Marketing Examples for Black Friday

 

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