Se você já acompanha meus artigos aqui no Ideia de Marketing, deve ter percebido que sou um grande entusiasta do Marketing de Defensores. Essa nova tendência do Marketing, consiste em utilizar a paixão das pessoas que gostam de uma marca, produto ou serviço a favor das estratégias de marketing da empresa. Como as decisões de compra hoje são diretamente influenciadas por outras pessoas, possuir um grupo de pessoas que amem sua empresa e motiva-los a espalhar sua paixão é fundamental para o crescimento e sucesso de qualquer negócio.

O Marketing de Defensores pode ajudar a empresa em diversos objetivos e aplicações. No post de hoje, resolvi mostrar 5 dos principais usos que são comuns para a grande maioria dos profissionais de Marketing. Acompanhe abaixo:

Aumento das receitas

Sem dúvidas, o uso mais poderoso para o Marketing de Defensores é a geração de leads até a alta qualidade através das indicações. É o chamado Referral Marketing. O motivo disso é que hoje a fonte de maior confiança para ajudar na decisão de compra é a recomendação de um amigo ou familiar.

Mas para que as indicações funcionem e sejam qualificadas, você precisa engajar as pessoas com a sua marca até chegarem ao ponto em que conhecem profundamente a empresa e sintam confiantes em recomendá-la para seus amigos. Um bom programa de defensores de marca é capaz de fazer isso. Conduzir as pessoas e prepará-las até o momento em que estejam prontas para realizar indicações de qualidade.

Se sua empresa pedir indicações logo de cara, pode espantar seus defensores ao invés de atraí-los para mais perto da marca.

Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo

Muitas empresas produzem excelentes conteúdos, mas nem sempre conseguem entregar a um grande número de pessoas. Os programas de Marketing de Defensores podem atuar como uma grande rede de distribuição de conteúdo eficaz, motivando as pessoas a compartilhar seus conteúdos em suas redes. Eles também podem ajudar na produção de conteúdo, através de pesquisas e entrevistas. Defensores estão dispostos a produzir comentários em suas postagens e recomendar o conteúdo para seus contatos. Além de atingir um grande número de pessoas, isso também ajuda fortemente no SEO.

Acelerar vendas

Muitas vezes durante o processo de vendas, principalmente no B2B, o prospect pede referências de clientes para ajudar na decisão de compra. Provavelmente a equipe de vendas já tenha uma pequena lista de clientes que podem contar para referências, estudos de caso e depoimentos. Mas em pouco tempo esses clientes podem estar cansados de serem solicitados para fornecer referências.

Um programa de Marketing de Defensores oferece uma maneira fácil e eficaz para identificar, organizar e mobilizar os clientes para esse tipo de solicitação.

Engajamento do clientes

Quanto mais próximo e agradável for o relacionamento entre sua marca e seus clientes, mais engajados eles serão. Os clientes se tornam mais leais com a sua empresa a medida que eles passam a ser um defensor da sua marca, principalmente quando isso se torna uma experiência fácil e divertida – como num Programa de Marketing de Defensores.

Clientes engajados são mais propensos a comprar mais da sua empresa, recomendá-la para seus contatos, escrever reviews positivos, compartilhar conteúdo e defender sua marca sempre que preciso.

Desenvolvimento de produtos

A qualidade de uma empresa está diretamente relacionada ao produto ou serviço que oferece a seus clientes.  A melhor maneira de garantir que está construindo um grande produto é através do feedback constante do mercado. Ninguém melhor para fornecer feedbacks valiosos do que seus clientes mais engajados.

O Marketing de Defensores ainda está dando os primeiros passos no Brasil, mas tenho certeza que em pouco tempo será uma das grandes tendências. Não há como fugir dessa onda, já que o comportamento do clientes está caminhando para isso.

E você, já utiliza o Marketing de Defensores? Qual outro benefício enxerga?

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Publicitário pela Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná e Especialista em Marketing Empresarial pela UFPR. Estudioso nas áreas de inovação, empreendedorismo, comportamento do consumidor e defensores da marca. Acredita que os clientes são os ativos mais valiosos de qualquer empresa e também seus principais vendedores.