Retórica é a arte da palavra, a arte de bem argumentar! Uma habilidade importante para todo  profissional. Expressar-se com clareza e segurança transmite confiança e credibilidade. Uma argumentação bem desenvolvida torna-se muito persuasiva.

Se você tem dúvidas de quanto a sua fala transmite, lembre do horário eleitoral. Através da breve fala dos candidatos, formamos uma opinião com a percepção da sua comunicação. Avaliamos sua fala e linguagem corporal. Aquele candidato que fala bem, se expressa com clareza, articula e argumenta com propriedade, chama atenção, transmite segurança.

A importância de falar bem foi reconhecida há muito tempo, retórica é uma palavra de origem grega, povo que valorizava o poder da oratória. Quando se fala nesta habilidade de expressão, logo se pensa em falar em público, mas falar bem é importante independente da audiência. É uma habilidade bastante valorizada em vendas e negociação, por exemplo. E como toda habilidade, pode ser trabalhada

É mediante a nossa fala que nos vendemos e vendemos nossas ideias. E fizemos isso todos os dias, mesmo sem perceber. Você já pensou em como está se vendendo? Levanto esta questão porque pessoas com muito potencial acabam sendo diminuídas por não conseguirem expressar o conhecimento que possuem, suas ideias e potencial. Por outro lado, pessoas despreparadas conseguem através da sua retórica, do seu discurso, convencer que são capacitadas. A famosa lábia! E vivenciar esta última, sabendo que desenvolveria um trabalho melhor, por não conseguir transmitir suas qualidades, causa muita frustração!

Dentre estas observações, fica a dica: avalie sua comunicação. Existem muitas técnicas e formas de desenvolvê-la para que ela expresse seu real potencial. Muitas oportunidades dependem do sucesso de um primeiro contato, para depois se confirmar com resultados. Então, use a retórica a seu favor!

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Caroline Trapp

Gerente de vendas
Publicitária e sócia-proprietária na AnimA Estratégias em Relacionamento. Estuda comunicação, marketing e comportamento de consumo, vê no relacionamento o diferencial de marcas e negócios!