Uma das principais perguntas que se faz a um gestor no momento de iniciar um projeto de branding ou gestão de marca é: qual é o propósito da empresa? Seguido de outras questões que envolvem o modelo de negócio; o tratamento diferencial ao cliente; o que tem de especial no produto. Muitas perguntas são feitas. E muitas delas, dependendo do porte da empresa, o gestor não sabe responder.

Quando as pessoas reconhecem as marcas, geralmente, nem sabem porque isso acontece. Apenas reconhecem, lembram, voltam lá por algum motivo. O atendimento, o preço, o ambiente. As empresas mais antenadas já tem o seu próprio cheiro. Quando o assunto é gestão de marcas, não tem limite para uma identidade bem desenhada.

Agora o foco deste artigo é o M do seu negócio. Qual é o M? Que M de algum negócio você lembra em primeiro lugar? Mas de que M eu estou falando!? Tem muitos “Ms” que posso citar aqui, mas este sete são os que eu julgo mais importantes: motivo, momento, mérito, mudança, marca, manutenção, melhoria.

São as grandes situações que tornam uma marca forte e que atribuem um real sentido ao negócio, que podem fazer com que os clientes simpatizem com a marca e por consequência se tornem seus leais defensores. O sonho de todas as marcas é justamente este, tornar-se referencia no segmento para um grupo de pessoas e satisfazer a suas necessidades sempre. Pelo menos esse é o ideal!

Vamos agora destrinchar um pouco de cada um desses “Ms”, para que você possa comparar com a sua empresa ou seu cliente, vamos lá!

Motivo: por qual motivo a sua empresa nasceu? Este é um elemento vital para o seu negócio e deve ser lembrado a cada colaborador, a cada momento que o cliente tem contato com a marca. Podemos chamar esse M de Propósito!

Momento: em que momento o cliente necessita da sua marca? Ele sabe identificar a hora de adquirir o seu produto, ou a hora que ele deve ser indicado para alguém? Esse é um dos elementos mais importantes da sua marca: a necessidade.

Mérito: depois da aquisição ou uso do seu produto ou marca, qual é valor que é percebido pelo cliente ou usuário? O cliente está valorizando o seu esforço para satisfazer as necessidades dele? Ele precisa entender o seu valor.

Mudança: o impacto que a sua marca realiza na vida das pessoas é algo de extrema importância na formação de uma identidade. Afinal, os responsáveis por grandes mudanças nunca serão esquecidos. Qual a mudança que a sua marca realiza?

Marca: como é o reconhecimento que a sua empresa tem após o relacionamento com o cliente? O que fica “marcado” na memória dele? Essa impressão é o que vai ser transmitido para os amigos, família, redes sociais e onde quer que a sua marca possa ser mencionada depois dos primeiro contato.

Manutenção: cada ponto de contato que a marca ou o produto têm com o consumidor demanda um reconhecimento de necessidades, para que haja um relacionamento duradouro com ele e com todos os possíveis reflexos da rede de relacionamento que ele traz.

Melhoria: o ponto final e mais necessário em qualquer empresa, negócio, produto e marca. Constante melhoria, a partir de feedback, pesquisa, inovação, atualização e busca pela completa satisfação das necessidades dos clientes. Sem nunca esquecer o MOTIVO e nenhum dos outros “Ms” mais importantes desse artigo.

Depois desses sete aspectos bem alinhados e profundamente estudados na sua empresa, dificilmente não vai ter um resultado muito acima da média. Não existe marca que esteja entre as mais lembradas, e por consequência com grandes resultados, que não apliquem todos esses elementos em cada ponto de contato com o cliente.

Se a sua empresa precisa de um empurrãozinho para cada uma dessas etapas, ou se é preciso iniciar um projeto para começar a alinhar os “Ms”, não hesite em deixar o seu comentário ou entrar em contato conosco! Será um prazer em descobrir qual é o M do seu negócio! Afinal, estamos aqui por um propósito, não é mesmo?

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Jonatan Fortes

Consultor Empresarial
Consultor empresarial, Diretor de Marketing da Fonte de Talentos (RS). Mestrando em Desenvolvimento Regional, onde busca conhecimentos visando aplicar na geração de talentos. Acredita no poder da comunicação e atua na promoção e desenvolvimento de empresas e talentos para o crescimento coletivo.

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