Ainda existem muitas pessoas acreditando que ser criativo é algo apenas para algumas áreas e funções específicas nas empresas. É fato que nem todas as pessoas precisarão utilizar a criatividade na mesma proporção, porém, cada vez mais o profissional criativo tem ganho destaque no mercado. Praticamente todas as áreas demandam profissionais criativos e, por isso, a busca por essa característica tem sido cada vez maior. Ter profissionais criativos pode ajudar de diversas formas e auxiliar significativamente no sucesso de uma organização.

Criatividade na resolução de problemas

Não é preciso trabalhar especificamente na área de marketing para ter problemas a resolver. Seja na engenharia, medicina ou qualquer outra área, é preciso de criatividade na resolução de problemas. Algumas pessoas costumam usar a frase “eu não sou o criativo, meu papel é fazer contas”, mas não se dão conta o quanto o cérebro delas teve que trabalhar para chegar ao resultado esperado. Afinal, criatividade também é saber usar seu raciocínio lógico de maneiras diferentes, escolhendo caminhos fora do comum para encontrar novos resultados.

Baixo investimento x alto resultado

Cada vez mais vivemos o “fazer mais com menos”. Todas as áreas estão comprometidas com baixo investimento e ao mesmo tempo solicitam alto rendimento do profissional. Para obter grandes resultados com uso de poucos recursos – financeiros ou humanos – é preciso ser criativo. Por isso, seja qual for sua área, abra sua mente para pensar formas diferentes de utilizar os recursos que você tem para alcançar o resultado desejado.

Diferencial em alta competitividade

Atualmente, não há tecnologia que não possa ser copiada. Além disso, a concorrência é muito maior do que anos atrás, portanto, o diferencial está voltado principalmente para a experiência que o produto oferece ao consumidor e não aos seus diferenciais técnicos. Mesmo que a tecnologia de uma empresa seja pioneira, em pouco tempo haverão diversos concorrentes no mercado, por isso, além de manter sua tecnologia em constante evolução, a empresa precisa de criatividade para inovar na forma de vender o seu produto ou serviço.

Esses são apenas alguns dos motivos pelos quais os profissionais criativos tem ganho destaque no mercado de trabalho. Agora, se você ainda não acredita ser uma pessoa criativa, talvez seja a hora de repensar e colocar algumas práticas em dia. Comece pensando nesses três pontos chaves para ser alguém criativo:

  1. Não há uma verdade absoluta, abra sua mente para pensar caminhos diferentes;
  2. Conhecimento é importante. Mas procure conhecer também coisas fora da sua rotina;
  3. A experiência é uma das melhores formas de aprendizado. Saia do seu porto seguro sempre que possível e viva situações diferentes na sua vida.

Existem diversas outras técnicas e formas de desenvolver a criatividade que já está com você. Lembre-se: criatividade é primordial para sobreviver. Se hoje você não se considera uma pessoa criativa, um dia poderá ser, afinal, a criatividade é uma habilidade que qualquer pessoa pode desenvolver.

banner clique
The following two tabs change content below.
Especialista em gestão de marketing com mais de 10 anos de experiência. Formada na área de Comunicação e com MBA em Marketing, experiência em Startups e em projetos de marketing internacionais, envolvendo países como Estados Unidos, México e Portugal.