Existem pessoas que acreditam que criatividade e administração são incompatíveis – como se você não pudesse degustar um alimento doce com outro salgado. Na verdade, se você já provou essa mistura deve saber que o resultado pode ser bastante provocativo! Mas essa realidade poderia acontecer também dentro das empresas? Qual o papel do administrador para alavancar a criatividade?

Uma das tarefas do administrador é gerenciar a tensão que permeia o dia a dia das pessoas, e fazê-las mais criativas no desempenho de suas atividades. Mais fácil falar do que fazer, concorda? A teoria pode se refletir na prática quando entendemos o papel do Administrador – ou para muitas empresas, o gestor-, a partir dos 3 princípios para compreender a criatividade:

Pessoas criativas reconhecem seu potencial: pessoas criativas se desenvolvem de dentro de si mesmas e têm de ser verdadeiras consigo mesmas, caso contrário a liberdade não flui e a criatividade não desabrocha.

O empreendedor criativo: os empreendedores vão muito além da tradicional estrutura de mercado, pois propõe o novo baseados na visão, foco, perspicácia financeira e ambição.

O trabalho para além do emprego fixo: muitos se satisfazem ao perseguirem as próprias ideias e de ser independente. O emprego fixo não satisfaz muitas pessoas, e em alguns casos, tem sua criatividade limitada pela rotina.

A criatividade não é cultivada dentro de uma caixinha ou com regras que limitam e controlam movimentos. A criatividade também precisa ser administrada em sua essência, de tal forma que possamos aprender métodos eficazes para fazê-la frutificar e gerar resultados consistentes e duradouros. Sendo assim, precisamos entender como a criatividade se manifesta em nós e nos outros também, para que possamos alimentá-la no seu exercício divino.

banner clique
The following two tabs change content below.
Professor; Administrador formado pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP); Pós-graduando em Docência no Ensino Superior pelo Senac; Acadêmico de Recursos Humanos pelo Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing (IBGM); Estudioso de empreendedorismo, responsabilidade social e da Geração Y. Tenho na educação a esperança de transformação deste mundo: pessoas conscientes contribuem para um mundo melhor!

Latest posts by Ricardo Verçoza (see all)