O lema dos jogos paralímpicos é “Espírito em movimento”. Ele foi baseado no agitos, que em latim significa “eu me movo”.  Só os jogos em si já nos permitem fazer diversas analogias a respeito de conceitos que podem ser aplicados no nosso dia a dia, tais como: planejamento, foco, objetivo, disciplina, entre outros. Mas, a ideia por trás desse evento, bem como toda sua simbologia nos faz refletir a respeito das nossas atitudes, enquanto profissionais e pessoas.

Afinal, como você se move?

Ser ativo é premissa essencial para qualquer um que deseja fazer algo maior no ambiente que atua.  Muitas vezes, a rotina nos torna “mecânicos” e acabamos nos acostumando com determinadas situações. Sem percebermos, nos tornamos acomodados, seja no trabalho ou na própria vida pessoal. Sofremos influências do meio em que vivemos, mas quantos de nós estamos dispostos a nos doar a uma causa maior? O que procuramos fazer de novo a cada dia?

As mudanças não acontecem de forma repentina. Cada ação que tomamos tem influência nas decisões futuras. Os jogos paralímpicos nos inspiram a repensar o significado da palavra sonho. Quantos de nós deixamos para trás aquilo que realmente nos faz pulsar?

A superação é a marca de cada atleta das paralimpíadas. Eles são a prova de que, apesar das dificuldades, a capacitação é capaz de desenvolver habilidades e transformar vidas. Todos nós possuímos nossas próprias particularidades. Precisamos detectá-las e a partir daí nos tornarmos mais funcionais. A forma como nos comportamos interfere diretamente no lugar em que vivemos.

Por isso, seja no ambiente organizacional ou na sociedade, é necessário repensarmos a forma como estamos atuando. Será que estamos “vivos” e encarando de fato, nossos desafios? O que podemos fazer para melhorar? Fica a reflexão!

banner clique
The following two tabs change content below.

Raiza Halfeld

Mineira de Juiz de Fora, movida a desafios. Gosta de aprender coisas novas e trocar experiências, pois enxerga a educação como um processo contínuo. É graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela UFJF, e atualmente cursa MBA em Marketing pela UNOPAR.