Sabe aquele impulso de olhar o celular toda vez que recebemos uma notificação via push? Pois é, isso acontece com todo mundo!

Sabendo disso, como profissionais de marketing, podemos e devemos utilizar esse tipo de recurso para nos comunicar com os usuários de aplicativos de maneira mais efetiva, porém com moderação para que o resultado não seja o oposto do esperado.

É possível utilizar o push notification para diversos objetivos, como por exemplo:

  • Promover produtos/serviços;
  • Aumentar as vendas;
  • Melhorar a experiência e fidelizar clientes;
  • Converter usuários do app em clientes.

Mas afinal, o que são push notifications?

São mensagens enviadas via Push Notification Service para os usuários de um aplicativo. Através delas, o usuário poderá receber notificações de novas mensagens, promoções exclusivas, convites, alertas de proximidade, comentários em publicações, ou outros conteúdos que a marca desejar entregar dessa maneira.

Push notifications e SMS: qual é a diferença?

Por mais que se pareçam não são as mesmas coisas. Veja algumas diferenças entre elas:

  • As push notifications só podem ser enviadas através de um aplicativo. Ou seja, a mensagem só chegará para os usuários do app em questão.
  • As mensagens enviadas via push ganham destaque na área de notificações do dispositivo (smartphone ou tablet).
  • As notificações podem ser personalizadas (limites de caracteres/linhas e formato), de acordo com o sistema operacional do device (iOS, Android, Windows).

Veja na imagem abaixo alguns exemplos práticos de como usar as push notifications.

push

Quais são as vantagens das push notifications?

Para os usuários:

Por estarem em destaque, é uma forma mais conveniente de receber mensagens do tipo:

  • Novidades e promoções;
  • Informações úteis (trânsito, meteorologia, notícias, voos…);
  • Ter o contato da empresa sempre à mão.

Para marcas que possuem um aplicativo:

  • Comunicam-se diretamente com os usuários do app;
  • Ao contrário dos e-mails, as notificações push NÃO vão para a caixa de spam, nem tão pouco ficam esquecidas no inbox, e ainda apresentam o dobro da taxa de abertura se comparadas aos e-mails;
  • São ótimos lembretes para que os usuários usem o aplicativo com mais frequência.

Resumindo, utilizar push notification pode ser muito eficaz para o seu negócio, pois permitem que:

  1. Comunique de acordo com expectativas/comportamentos de cada usuário.
  2. Aumente a participação e fidelização dos usuários.
  3. Aumente a taxa de conversão e retenção.

Lembre-se sempre: Push notifications devem ser mensagens úteis, relevantes e apropriadas ao contexto de cada usuário. Caso contrário, os resultados poderão ser desastrosos, as mensagens serão ignoradas, ou até podem se tornar o principal motivo para que o usuário desinstale o app, e isso está longe de ser um objetivo da sua marca, não é mesmo?

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