Nos dias 10 e 11 de agosto de 2016 aconteceu em São Paulo, no Fecomercio, o principal evento de marketing digital do Brasil. Nesses dias, inúmeros profissionais trocaram seus dias comuns de trabalho para participar da Expo Fórum Marketing Digital, organizada pela Digitalks. E o Ideia de Marketing estava por lá!

A principal atração foi ele: o conteúdo. Durante os dois dias foram 4 salas simultâneas recebendo palestrantes de diferentes empresas e países. Uma das salas estava reservada para o congresso internacional, as restantes estreavam um formato inovador. Elas dividiam não só o mesmo horário de apresentação, mas o mesmo ambiente e plateia, que usava fones de ouvido para acompanhar a apresentação e podia trocar de “canal” e palestra com muita facilidade.

Entre os auditórios, as salas se dividiam por comportamento do consumidor, content marketing e performance. Os palestrantes exploraram, então, o viés das novas tecnologias, dados sobre consumo, cases, inbound marketing, storytelling, mídias, mobile e outros assuntos bastante comentados na área.

Os Talk Shows

Os talk shows realizados pela Martha Gabriel também foram um caso a parte. No primeiro dia ela conversou com Renato Meirelles, presidente da Locomotiva, sobre o comportamento do público brasileiro, a questão das classes sociais e como isso afeta o consumo. Falaram ainda sobre a necessidade de se adaptar aos novos cenários moldados pela internet, em que se discute de tudo, de memes à feminismo, com empoderamento de opinião.

Já no segundo dia, ela recebeu o roteirista Antonio Tabet, do Porta dos Fundos, para conversar sobre humor e storytelling. Na ocasião, ele contou sobre sua carreira e a naturalidade na criação dos roteiros de cada vídeo, que é sempre um processo que envolve mais de uma pessoa, com diversas visões e bagagens (o que contribui para que cada vídeo seja único). Eles ainda conversaram sobre como tratar de assuntos sérios com humor e a importância de rir do opressor, não do oprimido.

Special Track

Entre os seminários do congresso nacional podíamos acompanhar algumas specials tracks, que reuniam as três salas em um só debate, com um grupo de convidados. Uma delas discutiu “A mulher e a mídia” e foi mediada pela Nana Lima, gerente de projetos na Think Eva. Ali, os congressistas puderam entender um pouco mais sobre o ambiente de trabalho em relação aos gêneros, a importância da diversidade para a criatividade nas empresas e a urgência de revisar as campanhas e padrões trabalhados, já que as mulheres não são um nicho de mercado, mas o mercado em si.

Se quiser saber um pouco mais sobre o evento, vale a pena conferir o resumo dos dias nos links:

http://digitalks.com.br/noticias/inbound-adblockers-videos-e-consumer-journey-sao-destaques-no-1-o-dia-do-expo-digitalks/

http://digitalks.com.br/noticias/growth-hacking-realidade-virtual-e-talk-show-com-o-roteirista-do-porta-dos-fundos-foram-os-destaques-do-2-dia-do-expo-digitalks/

banner clique
The following two tabs change content below.

Jussara Coutinho

Jornalista com experiência em e-commerce e mídias digitais. Adora falar sobre comportamento e encontrar pessoas que discordem dela com bons argumentos.

Latest posts by Jussara Coutinho (see all)