Convidar o consumidor para novas possibilidades de uso de determinado produto, novos experimentos e ressaltar a inovação podem ser o gatilho para surpreender o cliente com novas ideias, alavancando as vendas e combatendo a concorrência.

Marcas acabam focando para uma categoria em seu posicionamento e esquecendo que existem outras possibilidades para incentivar o consumidor a provar determinado produto. Ao contrário do que muita gente pensa, por serem reconhecidas em grande maioria pelo destaque numa aplicação, algumas marcas não ampliam seu campo de visão para outras oportunidades que podem estar mais próximas do que imaginam.

A tradição e os hábitos levam a manter sempre os mesmos produtos, símbolos e o sentido da comunicação. Para as empresas conservadoras e que operam dentro de um paradigma totalmente ultrapassado, com um campo de visão reduzido, as evidências serão claras. O que hoje pode parecer seguro poderá comprometer o futuro.

A criatividade faz com que o indivíduo crie, recrie, invente e transforme as formas de utilizar itens, objetos, ingredientes e até equipamentos. Observar o que está acontecendo em campo poderá abrir novos caminhos para estratégias de marketing e vislumbrar oportunidades.

Interagir com o cliente e com possíveis clientes é inovar com sucesso. Ouvir o que eles têm a dizer, prestar atenção nas dúvidas que chegam através dos canais de relacionamento, pesquisar, ir a campo são algumas das possibilidades de estudar novas estratégias.  Uma simples dúvida sobre algum benefício que determinado produto não atenda hoje, poderá levar a marca a uma nova possibilidade, uma categoria ainda não explorada.

Criar a possibilidade para o consumidor contribuir com informações e dar a devida atenção ao cliente na hora de inovar poderá trazer melhorias desde o processo até a criação de novos produtos.

Prever possíveis reações do mercado para planejar o direcionamento levará ao crescimento. Além de inovar na imagem e na identidade do produto, observe os espaços que o produto poderá ocupar seguindo novas estratégias e o público que poderá se tornar fã da marca.

Não perder a essência da marca é fundamental e isso é possível buscando as novas oportunidades e utilizando a criatividade.

Adapte-se as novas tendências e culturas e mantenha a essência, os valores e princípios percebidos pelo público.

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Joice Paganelli

Formada em Administração com habilitação em Marketing pela Universidade Católica de Jaraguá do Sul, Joice Paganelli desenvolve estratégias de comunicação b2b por meio de diversas ferramentas, como ações de mídia online e off-line, ações de relacionamento, eventos etc. Apaixonada pela profissão que lhe permite expressar o que sente, carrega consigo uma frase: "Ter sucesso é gostar daquilo que faz. Quem gosta do que faz nunca se cansa de trabalhar." (Olacyr de Moraes)

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