Seis bons motivos para aumentar o investimento em marketing

Seis bons motivos para aumentar o investimento em marketing

Num mercado tão sensível às interferências e sujeito a um ambiente de incertezas políticas, econômicas e sociais, negligenciar o investimentos em marketing e divulgação, representa colocar em risco a lucratividade do negócio, uma vez que retrair-se resultará, muito provavelmente, na perda de espaço de mercado. Aqui vale a velha máxima: “quem não é visto não é lembrado”. Um dos fatores mais representativos em relações comerciais de valor é a capacidade de superar expectativas, surpreender o cliente e se reinventar continuamente.

Fortalecer a competitividade

Na era da competitividade acirrada e da multiplicidade de ofertas, o marketing é responsável por ações de conquista e manutenção de um grupo específico de consumidores através de produtos e serviços personalizados, com os quais os clientes interagem e identificam valor para a satisfação de suas necessidades e desejos. A concorrência representa hoje, mais do que nunca, uma das principais preocupações das áreas de gestão de negócios e as empresas precisam articular estratégias que garantam competitividade, geração de lucro e um relacionamento duradouro com o cliente.

Acompanhar as mudanças

O marketing reformulou suas orientações e passou a direcionar o foco aos valores humanos. O consumidor é visto agora como um ser humano pleno, que agrega mente, coração e espírito à necessidades e desejos cada vez mais amplos, e busca adquirir experiências capazes de satisfazê-lo emocional e espiritualmente. Quando o consumidor percebe que não é apenas alvo de um trabalho de marketing, mas que alguém se deu ao trabalho de tentar identificar suas reais necessidades, se sente valorizado e especial.

Refinar a segmentação

O momento atual é um convite à aplicação de estratégias de abordagem mais sofisticadas, capazes de comunicar sobre produtos e serviços de modo a satisfazer as necessidades dos clientes, e proporcionar experiências de valor e significado. É imprescindível que as empresas sejam capazes de expandir a percepção acerca desse novo consumidor, motivado por necessidades muito mais complexas. Refinar a segmentação significa otimizar as práticas de relacionamento com o cliente a ponto de construir um perfil de cliente ideal e trabalhar de forma focada na satisfação desse público.

Marcar presença digital

Com novos parâmetros regendo e moldando a paisagem dos negócios surge a necessidade de renovar as práticas de marketing, absolutamente influenciadas pelo comportamento e as atitudes do consumidor e baseadas, especialmente, na tendência da participação e da colaboração através das mídias sociais onde os consumidores trocam experiências e influenciam suas escolhas mutuamente. Uma presença digital possibilita que a empresa colete dados que serão usados para elaborar novas abordagens de comunicação e passe a desenvolver insights sobre tendências de consumo e mercado.

Preparar uma nova geração de clientes

Os esforços de fidelização devem tomar boa parte dos recursos em comunicação e relacionamento com clientes atuais, no entanto, pensar em longo prazo é garantir que os negócios tenham sobrevida e sejam capazes de se expandir ao longo de gerações. Sendo assim, voltar os olhos a esse novo perfil de consumidor jovem, que busca não só produtos e serviços mas também experiências, que é absolutamente conectado, opinativo e exigente, significa repensar os modelos de comunicação através de uma nova linguagem e de um formato atualizado das ações de marketing.

Manter o namoro com o cliente

É fato que a conjuntura econômica promove uma retração nos investimentos de uma forma abrangente, no entanto, é prudente avaliar a questão dos custos em marketing, tendo em vista a busca por diferenciação, o fortalecimento da imagem e a aproximação da marca junto ao consumidor. Os novos conceitos de relacionamento com o cliente exigem esforços redobrados. As organizações precisam descobrir como manter um segmento que diminuiu o consumo de seus produtos mas ainda mantém vínculo afetivo com a marca e ainda merece ser cortejado por ela.

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Marta Maciel

Graduada em Marketing, trabalha há dez anos na área comercial de shopping no segmento de varejo de moda. Acredita fortemente que o conhecimento e as soluções inovadoras serão válidos somente se compartilhados com todos.

2 thoughts on “Seis bons motivos para aumentar o investimento em marketing

  1. Artigo muito bom e de fácil entendimento. usarei na aula de hj para os meus alunos de MKT de Relacionamento! Parabéns

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    Marta Maciel Reply:

    Que bom Maria Inez, obrigada!

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