“O mais importante é prever para onde os clientes estão indo e chegar lá primeiro.” Philip Kotler

Consolidar a sua empresa na internet não é tarefa fácil.  Dentre as inúmeras possibilidades que as plataformas on-line oferecem existe uma barreira específica que é a mais difícil de alcançar: o público.  Afinal, como atrair clientes e seguidores reais para sua marca?

A democratização da internet, de fato, facilitou o processo comunicacional. Hoje em dia, temos uma oferta de informação muito grande e todas as empresas que querem  se destacar no mercado procuram o meio digital para se promoverem.  Mas, se por um lado a era digital fez crescer esse excesso de conteúdo disponível, por outro, ela contribuiu para o aumento do poder analítico das pessoas.

A facilidade de acesso à informação gerou consumidores mais conscientes e exigentes. A comunicação que vemos hoje ocorre de forma multilateral, ou seja, ela funciona como uma via de mão dupla. Da mesma forma que uma empresa quer se colocar nas mídias on-line, as pessoas também querem que suas opiniões sejam ouvidas.

E diante deste contexto,  existe uma linha tênue que pode contribuir para o sucesso ou fracasso da sua marca. Qualquer palavra mal escrita pode ter uma repercussão enorme e causar grandes transtornos para a imagem da empresa em questão.  Por isso, é fundamental que se tenha um planejamento das ações que serão desenvolvidas no ambiente on-line.

A aceitação de uma marca por parte do público na internet, não ocorre de forma instantânea.  Estabelecer uma relação de respeito com o público, talvez seja o primeiro passo para que isso ocorra. Cada pessoa é de um jeito e responde de uma forma a determinados estímulos. Então é muito importante que os profissionais de comunicação estejam atentos aos desejos e anseios de cada um.

Hoje em dia o conceito de “Love Marks”, que são aquelas marcas que se tornam queridas pelos consumidores,  vem ganhando cada vez mais força.  Quando paramos para analisar o que elas oferecem de diferente das marcas tradicionais, percebemos que  elas criam relacionamentos expressivos com os consumidores e passam a fazer parte da  vida deles.

Realmente, chegar até esse ponto não é fácil. Fazer com que uma empresa seja reconhecida e amada no mercado requer muito trabalho. Mas, é preciso ter consciência do quanto esse contato com o consumidor é importante, pois são eles que irão disseminar a sua marca e literalmente “vestir” sua identidade.

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Raiza Halfeld

Mineira de Juiz de Fora, movida a desafios. Gosta de aprender coisas novas e trocar experiências, pois enxerga a educação como um processo contínuo. É graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela UFJF, e atualmente cursa MBA em Marketing pela UNOPAR.