Lançamentos de novos produtos e ações para impulsionar a exposição da marca são alguns exemplos de campanhas que devem iniciar no ambiente interno para fortalecer a campanha de marketing que posteriormente deverá ser realizada para o público externo, como um apoio para a área de vendas.

Como estratégia de endomarketing, conhecer a marca, o conteúdo institucional, ideologias, produtos e serviços são fundamentais para impulsionar os resultados da organização.

Engajar os clientes e alinhar a promessa da marca gera sintonia, aumenta a confiança e mostra o comprometimento em manter um bom relacionamento com o mercado. Se nas campanhas a marca transmite inovação constante, seus colaboradores devem acreditar nesse conceito. Funcionários qualificados, motivados e que acreditam na promessa da marca trarão resultados positivos para a empresa, não só em determinada função, mas também num papel de vendedor.

Campanhas internas vão muito além de comunicados, regras e políticas. Criar um vendedor em qualquer que seja o departamento que ele atue propagará o valor da marca. Diariamente passamos por oportunidades de comunicar sobre o que a empresa produz e neste momento teremos que ser defensores da marca, afinal, acreditamos em nosso trabalho.

Confira algumas dicas para manter seus colaboradores conectados com a marca:

Informativo Interno: Distribua periodicamente um jornal ou revista da empresa com as últimas notícias relacionadas à marca e ao setor que atua;

E-mail Marketing: Crie um material de conteúdo e divulgue para a equipe interna estar sempre “antenada” às novidades do mercado;

Integração: Eventos ou ações que conectem diversos setores também são de grande importância;

Redes Sociais: Uma ótima ferramenta para a equipe interagir com a empresa e de baixo custo. Divulgue informações interessantes para que as mesmas possam ser compartilhadas;

Impressos e papelaria: Mantenham sempre atualizados de acordo com a campanha, desta forma, já estarão por dentro das novidades. Atualize e divulgue seus materiais também para seus colaboradores: catálogos, flyers, rodapé de e-mails, material institucional, entre outros.

Ofereça ao público um material diferenciado e estratégico para vender a sua marca. Elaborar uma revista institucional é de grande interesse para apresentação da marca tanto para clientes internos, como para clientes externos e possíveis clientes. Além de conter de forma clara e objetiva todos os destaques da marca, gera um envolvimento de toda a cadeia, alinhando as estratégias estabelecidas.

O objetivo de uma revista institucional é de informar. Informar o que é a marca, sua história, ideologia, seus propósitos, diferenciais, produtos e serviços, números, setores e ramos que atua, pontos de vendas, prestadores de serviços e outros. Tudo com o objetivo de criar confiança com a marca. Abuse nas imagens, gráficos e figuras para conquistar o leitor pelos olhos. Conecte-se.

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Joice Paganelli

Formada em Administração com habilitação em Marketing pela Universidade Católica de Jaraguá do Sul, Joice Paganelli desenvolve estratégias de comunicação b2b por meio de diversas ferramentas, como ações de mídia online e off-line, ações de relacionamento, eventos etc. Apaixonada pela profissão que lhe permite expressar o que sente, carrega consigo uma frase: "Ter sucesso é gostar daquilo que faz. Quem gosta do que faz nunca se cansa de trabalhar." (Olacyr de Moraes)

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