Desenvolver um trabalho focado e bem estruturado nas redes sociais nem sempre é tarefa fácil. Todo conteúdo que é veiculado nesses canais de comunicação precisam ter uma abordagem diferenciada e estar de acordo com os princípios que regem a empresa em questão.

O curtir e compartilhar só valem, de fato, quando há algum retorno para a organização. Afinal, o que os números de uma página significam? Transformar seguidores em defensores da marca é um dos maiores desafios encontrados atualmente.

Ao contrário do que acontecia há tempos atrás, hoje em dia, o marketing não vai até as pessoas, mas sim, busca maneiras de atraí-las.  Por isso, muitas vezes o retorno do trabalho desenvolvido nas redes sociais vem a longo prazo, pois passa por uma série de etapas que vão desde o posicionamento da marca na internet, passando pela aceitação do público-alvo até chegar ao relacionamento com o cliente. A partir do momento que se estabelece esse contato, é possível ter feedbacks imediatos e um público fiel.

Porém, esse processo só tem relevância quando toda a comunicação se encontra integrada. Nesse caso, a comunicação envolve desde a equipe de marketing da empresa, até o atendimento e a equipe de vendas. Não adianta nada desenvolver um trabalho super bacana nas redes sociais e vender um produto/serviço que não condiz com a realidade apresentada. É muito importante ressaltar que todos os colaboradores da empresa, sem exceção, precisam estar alinhados com os preceitos da organização, ou seja, com a missão, visão e valores.

O marketing é a “isca” utilizada para atrair o cliente. Porém, é no atendimento que as pessoas vão perceber se tudo o que foi divulgado anteriormente é real; se aquela imagem que foi vendida condiz com os fatos.   Essa é a etapa de conquista do cliente. Por isso é fundamental que se tenha um atendimento de qualidade, a fim de proporcionar as melhores experiências possíveis para o público-alvo. Comprometimento, atenção e profissionalismo são essenciais nessas horas.

Estabelecer relações interpessoais é essencial para conseguir bons resultados. A ideia de trabalho em equipe deve ser alimentada a todo instante, pois o marketing, o atendimento e as vendas são os pilares de uma empresa e, quando trabalhados de forma integrada, só tem a acrescentar. Como diz aquele ditado: “se quiser ir rápido, vá sozinho. Se quiser ir longe, vá acompanhado”.

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Raiza Halfeld

Mineira de Juiz de Fora, movida a desafios. Gosta de aprender coisas novas e trocar experiências, pois enxerga a educação como um processo contínuo. É graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela UFJF, e atualmente cursa MBA em Marketing pela UNOPAR.