O mundo digital é em partes novo. E mesmo para aqueles que já se acostumaram tenho uma péssima notícia que talvez vocês já saibam: O digital muda a todo momento, se você sabia do digital no mês passado, provavelmente hoje você já não sabe tanto.

Parece loucura, eu sei, mas em um mundo onde tudo acontece com muita rapidez, precisamos estar sempre ligados nas mudanças e registrar tudo que é feito.

Registrar? Sim. Documentar, pra ser mais exata.

Infelizmente boa parte das empresas e dos profissionais de marketing não colocam no “papel” as estratégias e técnicas utilizadas durante a aplicação e execução do marketing digital.

Claro que não estamos falando de registrar a caneta ou a lápis o que será feito ou os processos, mas sim ter registrado de maneira organizada para consulta, seja em uma plataforma digital ou até mesmo uma pasta física as estratégias utilizadas.

Dados levantados pelo CMI – Content Marketing Institute, confirmam que boa parte dos marqueteiros não documentam o trabalho, mas a pequena parte que tira tempo para organizar e reconhecem a importância de manter a organização do processo levam vantagens visíveis.

MEDINDO O RETORNO

De acordo com a CMI, 33% dos profissionais da área consideram ter um esforço razoável para medir o retorno sobre o investimento em campanhas. Já 21% considera muito difícil e 10% impossível. Sendo que 16% consideram fácil e 5% completamente viável.

Por que será que há tanta divergência de opinião? Estratégia errada? Persona mal definida? Investimento mal feito? KPSs errados? Nem sempre. Pode ser a falta de organização inflamando um pequeno problema que poderia ser solucionado sem grandes esforços e investimentos.

É claro que com a experiência e o tempo, vai se aprendendo maneiras mais eficazes de documentar de acordo com a necessidade e a viabilidade da empresa ou negócio.

VANTAGENS EM DOCUMENTAR

Em primeiro lugar, quando você documenta você tem um local para consulta. E se você tem onde consultar, tem referências do que deu certo e do que deu errado. Ninguém quer repetir o mesmo erro várias vezes, principalmente quando há dinheiro investido (e tempo é dinheiro, não se esqueça!).

Se analisarmos mais um pouquinho, veremos que quanto mais documentado e organizado, mais confiança e credibilidade há para executar o que foi combinado. Você já sabe o que deu errado, já sabe o que deu certo, agora é aprimorar.  A cada tentativa um erro precisa ser documentado e os acertos podem ser melhorados.

Planejamento sem perda de tempo!  Se você já tem uma estratégia documentada, você conseguirá planejar os próximos passos com mais eficácia e cautela, sem desperdiçar tempo e dinheiro.

Uma equipe que caminha junto, caminha em direção ao sucesso. Parece bonito e piegas ouvir isso, mas a sua equipe precisa ter acesso a uma documentação que norteei o que acontece dentro do departamento.  Se a equipe toda está alinhada com objetivos, métricas e processos fica mais fácil alcançar os resultados sonhados.

O relatório Content Trendes 2016, garante que 52,2% das organizações no Brasil que optam pelo marketing de conteúdo não documentam suas estratégias e 17% nem mesmo possuem estratégias. Sendo que 50% das empresas que documentam se consideram melhor sucedidas.

Se a sua equipe ou você já documentam,  não se esqueça de manter organizado e atualizado suas ações, os pontos positivos, negativos, erros, acertos entre outros pontos importantes.

O planejamento, execação e resultados não são estáticos. Não significa que uma vez feito o registro está ok, tudo pronto. Uma documentação desatualizada poderá te prejudicar mais do que a ausência de algum registro.

Não se esqueçam também que as certificações como a ISO passam por auditorias. Sejam elas internas ou externas, se a sua empresa precisa se certificar ou simplesmente o setor de marketing precisará passar por audição interna provavelmente será cobrado a documentação e o registro de tudo aquilo que é feito.  E é humanamente impossível organizar um setor de marketing pouco antes de uma auditoria.

Para que você não fique super perdido ou sem saber por onde começar vou deixar aqui uma dica: leia o E-book marketing de conteúdo para iniciantes. Você até pode não ser um iniciante, mas quem sabe você não precisa reforçar os pilares da sua estratégia e rever alguns pontos básicos?

Já entendemos a necessidade de documentar e organizar as estratégias no mundo do marketing digital, não é mesmo? Que tal começarmos a por em prática?

Boa sorte e bom registro!

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Sabrina Kelly

Mineira de Belo Horizonte, publicitária em formação, apaixonada por viagens e fotografia. É técnica em Sistemas da Informação pelo Colégio e Faculdade Cotemig e fez um intercâmbio em Jornalismo na Universidade de Coimbra, Portugal. Escreve para a Obvious Maganize, produz conteúdo para e-commerce e é criadora da Loja Virtual Feitio.