Bons contatos constroem boas oportunidades! Isso também é válido para o meio corporativo. A forma como você se relaciona com as pessoas a sua volta interfere diretamente no rendimento da sua empresa.  O chamado marketing de relacionamento deveria servir de premissa para qualquer profissional que busca estratégias para se destacar no mercado, atualmente.

Estabelecer uma relação de fidelidade e confiança com o seu cliente, não é tarefa fácil. Para empresas que estão começando então, é ainda mais desafiador. Afinal, como se fazer notado em um mercado tão competitivo e acirrado?

Bom, pode parecer simples, mas a resposta está a um clique das nossas mãos. Se você for parar para pensar, grande parte da população se encontra conectada. Os dispositivos eletrônicos se proliferaram com uma rapidez considerável,e hoje em dia, são raras as pessoas que não estão com um deles nas mãos.

O ambiente on-line  proporciona inúmeras possibilidades de ações estratégicas, sem que, necessariamente,  se tenha que gastar dinheiro.  As mídias sociais, quando utilizadas de maneira correta, são excelentes canais de prospecção de clientes.  A grande sacada da vez é saber trabalhar conteúdos de forma interessante. Mais do que instrumentos de comunicação, esses canais devem ser utilizados de forma profissional, ou seja, cada item postado deve ter um propósito e seguir um padrão.

O marketing de relacionamento tem como principal objetivo fazer com que os clientes se tornem realmente “fãs” de determinados serviços ou produtos.  Por isso, pode parecer clichê, mas conhecer seu público-alvo é de extrema importância para obter sucesso no mercado.  A partir daí, é possível desenvolver ações direcionadas que atendam aquela percentagem de pessoas que possuem interesses em comum.

Mais do que estar presente, é preciso se fazer presente nesses ambientes on-line. A experiência de uma empresa que está há anos no mercado, de fato, faz a diferença, porém a forma como você se relaciona com o seu público é que vai definir o futuro da sua organização.

Confira abaixo, algumas dicas para intensificar o seu marketing de relacionamento nas mídias sociais:

  • Identifique o nicho de pessoas que você quer atingir.
  • Elabore conteúdos personalizados e diferenciados.
  • Após o primeiro contato, trate o cliente pelo nome.
  • Seja atencioso e apresente novidades.
  • Transmita confiança e simpatia.
  • Seja parceiro do seu cliente.

Lembre-se, o comportamento de uma empresa nas mídias on-line diz muito sobre ela. Por isso, cada ação deve ser vista como um importante passo para alcançar o cliente.

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Raiza Halfeld

Mineira de Juiz de Fora, movida a desafios. Gosta de aprender coisas novas e trocar experiências, pois enxerga a educação como um processo contínuo. É graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela UFJF, e atualmente cursa MBA em Marketing pela UNOPAR.