Bom clima organizacional e diálogo interno são itens importantes para reter e atrair talentos. Com o intuito de estimular essas práticas e manter relações saudáveis dentro das organizações, gestores apostam em diversas ferramentas e tecnologias. Porém, se engana quem pensa que é necessário investir muito para conquistar tudo isso. Empresas de todos os portes podem adotar ações de aproximação e relacionamento simples e de baixo custo que melhoram o engajamento, a comunicação e até mesmo a autoconfiança dos funcionários. Veja alguns exemplos:

Café com o presidente/diretor: em empresas de pequeno porte todos os colaboradores podem ser convidados, já organizações maiores podem chamar os colaboradores que demonstrarem interesse em participar, estabelecendo um número limite por café realizado. Convidar um funcionário por área ou linha de negócio também é uma estratégia. A ação consiste em reunir os colaboradores para tomar um café da manhã ou da tarde e conversar sobre diversos assuntos, entre eles a sua trajetória na empresa e o que almejam para o futuro. Cabe ao presidente/diretor conduzir a conversa, permitindo que todos falem e demonstrando que ele é uma pessoa comum e acessível.

Café exclusivo com o colaborador: todos os líderes são orientados a tomar café uma vez por semana com algum dos seus funcionários. O líder deve anotar com quais funcionários já tomou café e também alguns tópicos do que foi conversado, como ideias e sugestões que o colaborador deu ou reclamações que fez. É importante que todos os liderados tenham esse tempo com o gestor. Esse café também pode ser substituído por um almoço no refeitório da empresa ou o líder pode aproveitar também uma viagem à trabalho para ter essa conversa. Até mesmo temas da vida pessoal podem ser debatidos, pois promovem uma aproximação entre líder e liderado.

Bloco de elogios:o líder recebe um bloco ou um talão com dezenas de elogios e tem a missão de distribuir estes elogios ao longo de um semestre ou ano. Já o colaborador recebe uma cartela ou caixinha na qual pode guardar os elogios recebidos. Ao final do período, os que receberam mais elogios são eleitos os funcionários destaque de cada setor ou unidade.

Quadro de Ideias: consiste em instalar quadros de fórmica, vidro ou mesmo pintar uma parede em todos os setores com tinta de quadro negro. Cabe ao líder, semanalmente, lançar algum desafio aos colaboradores do departamento. Exemplos de desafios: como podemos melhorar o relacionamento com nossos clientes? Quais novos produtos poderíamos lançar utilizando apenas tecnologia da informação? Quais ações aprimorariam a imagem da empresa perante à comunidade? As respostas devem ser anotadas e as melhores convertidas em planos de ação.

Comunicação Face a Face: nem toda comunicação interna precisa de uma campanha, com desenvolvimento de diversas peças e, em muitos casos, até logotipo. Existem situações nas quais um e-mail marketing, flyer e fundo de tela temático não sensibilizam. Quando a comunicação envolve uma mudança de cultura na organização é preciso conversar, dialogar. Portanto, é possível substituir a criação de uma campanha completa por apenas uma peça combinada com comunicação face a face.

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Andressa Larsen

Andressa Larsen é jornalista, especialista em Comunicação Estratégica e Negócios, cursa MBA em Gestão Empresarial. Em 11 anos de trabalho, atuou nas áreas de comunicação corporativa, e-learning e produção de conteúdo educacional. Adora desafios e é apaixonada pela vida, pelas pessoas, por endomarketing, música e chocolate!

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