Como já vimos, fazer gestão de equipe não é nada fácil e exige tempo e preparo por parte do líder. As adversidades são muitas e, na maioria das vezes, o primeiro pensamento é de desistir, entregar a equipe para outro gestor, mudar de área ou coisas do gênero. Porém é preciso entender que isso também faz parte do jogo, a vida não é feita só de bons momentos – na verdade ela é feita de mais momentos ruins do que bons – e encarar essa realidade de forma natural vai lhe proporcionar maior foco no seu trabalho.

A palavra da vez é resiliência, é preciso saber se adaptar as muitas mudanças que um trabalho de gestão e liderança nos fornece, rotina é uma coisa que não existe nessa função, e problemas aparecem de monte. Cada dia uma coisa diferente para atormentar sua cabeça e te fazer perder o foco dos resultados e da sua equipe, por isso é fundamental separar algum tempo para colocar as ideias em ordem, parar de pensar nos problemas e desenvolver ações que podem ajudar efetivamente na meta. Tire 30 minutos do seu dia para se dedicar a isso, isole-se e procure um lugar calmo, pense apenas em oportunidades que podem somar, deixe os problemas pra fora, anote tudo e discuta com sua equipe para formar um plano de ação de sucesso.

Tenha muita motivação e motivo sua equipe sempre! Algumas pessoas já me disseram que ninguém motiva ninguém, que cada um deve se auto motivar, pois se precisar ser empurrado não serve, entre outras coisas. Discordo desse ponto de vista, acredito que a motivação deve ser pessoal SIM e cada um sabe o que lhe motiva de verdade a buscar seus sonhos, mas não podemos ignorar o fato do gestor estar ali exatamente para fazer com que a equipe produza e entregue os resultados. Quem nunca chegou para trabalhar um pouco desanimado e quando por uma conversa ou injeção de animo do líder se sentiu mais preparado? Diversas vezes não estamos satisfeitos com algo, estamos cansados, desgastados das batalhas diárias, com problemas na vida pessoal e acabamos deixando refletir no profissional. O líder é exatamente a pessoa escolhida para analisar e agir em casos assim acredito que a motivação partindo do líder é muito melhor do que qualquer uma.

Uma equipe é sempre o espelho do líder e, outra ação que precisamos entender como fundamental para o processo de amadurecimento e desenvolvimento do nosso grupo é a liderança pelo exemplo. Existe uma frase que aprendi e gosto muito: “a palavra move, o exemplo arrasta”. Exemplifica muito bem o que nós gestores devemos fazer, levantar da cadeira e colocar a mão na massa, mostrar que é possível ensinar, cobrar, treinar, conversar e assim sucessivamente até atingir nossos objetivos!

 

banner clique
The following two tabs change content below.

Thiago Maia

Formado em Marketing, atua na área comercial há mais de 7 anos, atualmente no setor de Franchising. Apaixonado por comunicação e entusiasta de vendas. Pró-ativo, curioso e muito teimoso. Acredita no poder das marcas e acima de tudo no poder das pessoas.

Latest posts by Thiago Maia (see all)