Tive a oportunidade de participar recentemente de um treinamento dado pelo próprio Facebook, em Brasília, a respeito das Eleições que acontecerão neste ano. Katie Harbath, Global Politics e Government Outreach Director do Facebook, foi quem conduziu o seminário.

De cara foi falado a respeito da importância de pensar a campanha também para os dispositivos móveis. Vale lembrar que de acordo com a última pesquisa do IBGE sobre o primeiro trimestre de 2016, essa foi a primeira vez que o uso do mobile superou o desktop. Aí entra novamente a questão sobre a importância de também ter um site feito com design responsivo.

Uma dúvida que sempre surge é a respeito de perfil ou página para candidatos. Sabemos que a Fan Page dispõe de mais técnicas que ajudam na hora de mensurar os resultados. Nesse período de pré-campanha é fundamental que a presença online desses candidatos esteja sendo feita, mas claro, sem pedir votos, para não ferir as leis e ter problemas com a justiça eleitoral. Não fique muitos dias sem postar, pois a interação com o conteúdo vai diminuir e a relevância também.

As transmissões ao vivo, face to face, bastidores, a rotina, tudo isso serve para humanizar o conteúdo da página, mas precisa ser feito com sabedoria. Em relação ao Facebook Live, virão novidades por aí e vale lembrar que vídeos assim têm um alcance três vezes maior do que os vídeos pré-registrados.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo próprio Facebook, conforme comentou Katie, o horário de maior fluxo é entre 21 e 22h. Então, se dentro daquele dia você tiver uma postagem muito importante, priorize esse horário. No entanto, verifique o Facebook Insights.

Essas dicas são importantíssimas e sempre proporcionam novas ideias e estratégias. Engaje, faça perguntas, escute o que as pessoas têm a dizer. Tenha um calendário de conteúdo, identifique suas metas. Todo esse passo a passo conduz o trabalho ao sucesso.

banner clique
The following two tabs change content below.

Alison Marques

Viciado em compartilhar conhecimento. É Especialista em Linguagens e Mídias Digitais, jornalista, palestrante e social media.