As demandas e correria diárias impedem gestores e profissionais de terem um momento de análise, de revisão de processos. Para quem está muito envolvido na rotina da empresa fica difícil enxergar que alguns deles podem ser mais eficientes. Em momentos de retração, as preocupações se voltam a como vender mais e atrair os clientes, quando os resultados poderiam ser melhores tapando os furos que aos poucos vão afetando a rentabilidade do negócio. Um processo bem alinhado torna a empresa mais eficaz.

Os processos são um conjunto de atividades, e cada setor deve ter o seu processo bem definido, com subprocessos se necessário. Muitas empresas nem sequer possuem seus processos bem definidos, e este é o primeiro passo, pois nesta definição já será possível obter propostas de melhorias. Para quem já possui, os momentos de avaliação indicarão o que pode ser melhorado. Porém não podem se restringir às vendas, precisam abranger os demais setores.

Tenha em seu planejamento a agenda de revisão de processos e resultados periodicamente. Se fica difícil ter esta análise, vale cogitar a contratação de uma consultoria, profissionais externos ao negócio terão uma visão mais clara do que pode ser melhorado.

Outro ponto importante: transformar os dados em ação! Muitos tem a informação, mas se esta não for colocada em prática, permanecem sendo meramente dados. Estes dados permitirão avaliar o que está sendo desperdiçado, qual fase pode ser otimizada, perceber o que pode ser eliminado. Inclusive orientar os investimentos que otimizarão o trabalho.

Tenha processos bem definidos e reveja-os sempre que possível! Lembre-se que sempre se pode melhorar e apesar de você achar que já faz o possível, confirmar não será problema, mas se identificar uma possível melhoria, com certeza fará grande diferença nos seus resultados!

banner clique
The following two tabs change content below.

Caroline Trapp

Gerente de vendas
Publicitária e sócia-proprietária na AnimA Estratégias em Relacionamento. Estuda comunicação, marketing e comportamento de consumo, vê no relacionamento o diferencial de marcas e negócios!