Em sua primeira edição a Think Conference deixou boas lembranças e muitas experiências compartilhadas.

A conferência que envolveu empresários, participantes, jornalistas, publicitários e profissionais da área de marketing, abordou temas como: Start ups, marketing digital, empreendedorismo, estratégias no mundo dos negócios e muitas experiências de vida que arrancaram lágrimas e boas risadas.

Em um mergulho profundo na cultura portuguesa, percebemos quantas empresas tem nascido dentro e fora de Portugal através de mentes brilhantes, que elevam a qualidade do empreendedorismo e da inovação no mercado mundial.

O evento que teve seu início na sexta–feira dia 17 de junho, começou com um Welcome Drink no Hotel Tryp de Leiria, onde os participantes puderam começar o credenciamento e já aproveitar a noite agradável do quase verão europeu, para trocar contatos, experiências e se preparar para o dia seguinte.

Já no sábado 18, as palestras tiveram início com a palavra do presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro.

Uber

Filipa Corrêa, Marketing Mananger da Uber, contou um pouco sobre a história da empresa, sobre os valores de confiança e credibilidade que são fundamentais e sobre algumas propostas de inovação e funcionalidade para facilitar a vida dos utilizadores do aplicativo. Como:
UBEREATS , que entrega refeições de uma lista de restaurantes que varia de acordo com a sua região;
UBERRUSH que oferece soluções de entregas para PME;
UBERPOOL  que já está funcionando na cidade de São Paulo e propõe o compartilhamento da viagem e dos custos entre pessoas que vão na mesma direção.

E dá algumas dicas também:

  • Prestem sempre atenção no contexto ao seu redor;
  • Há regras que precisam ser remodeladas de acordo com as novas tendências;
  • É necessário consistência e entender como lidar com varias culturas;

Também estava presente o Senior product Manager da FARFETCH, Antero Ferreira, que explicou em números como funciona o site que é chamado de “Amazon das roupas de luxo” e possuí na sua “carteira” 400 boutiques de moda, está presente em mais de 20 países e possuí mais de 1500 marcas parceiras. A Farfetch que atende um público que consome produtos de luxo, é uma empresa portuguesa que funciona como uma boutique de várias marcas. A empresa executa todo o seu trabalho em estratégias baseadas em dados e apresenta um alto investimento em tecnologia.

E-goi

De uma maneira muito descontraída e simples, Miguel Gonçalves CEO da E-Goi – maior plataforma de marketing multicanal do mundo e portuguesa – contou seus sucessos e fracassos desde a criação da empresa quando seu nome ainda nem era E-Goi e apresentou seu mascote, um feijão de bigodes, que segundo ele ganhou esse apelido dos parceiros brasileiros, que aliás são muitos (Inclusive o Ideia de Marketing!)

E na mesma “pegada” leve e alegre, David G. Santos presidente e acionista da UP TO START levou todos os participantes do evento pra perto da própria realidade. Vindo da margem Sul, considerada a região de subúrbios de Lisboa, David vivenciou a realidade do mundo do RAP, onde também trabalhou, cursou Filosofia e estudou a fundo línguas peculiares como grego e latim.
Dentre os momentos mais importantes, David classifica o empreendedorismo como “uma passagem de risco, uma travessia arriscada” e nos lembra que a nossa empresa começa em nós, dentro de nós.

Cuckuu

Pelos corredores do Teatro José Lúcio da Silva onde decorreu o evento, víamos um passarinho de penas azuis com um bico roxo. Sim, era o Cuckuu.

Um aplicativo que combina o seu despertador tradicional a diversas opções de multimídia, como uma foto, uma vídeo com várias pessoas conectadas naquela mesma hora.

O anfitrião cria um alarme, adiciona pessoas e naquela hora programada o alarme compartilha o conteúdo programado. Imagina então, um preview do último episódio de Game Of Thrones 2 dias antes do lançamento? É só usar a imaginação. Obs: O aplicativo já está disponível para Download.

Miguel Fernandes, Head Of Sales da PAYPAL nos contou uma breve história sobre o dinheiro e a necessidade de se desenvolver facilidades de pagamento em diversos setores. Nuno Pimenta Industry Manager da GOOGLE apresentou novidades e ferramentas que a Google oferece. Rui Pedro Alves fundador e CEO atual do sistema de faturação INVOICEXPRESS deixou-nos também uma mensagem importante: “Apaixona-te pelas tuas pessoas” e André Albuquerque, Head of Growth da UNIPLACES – plataforma de alojamento internacional para estudantes, mostrou a importância e estarmos atentos às necessidades do mercado e na solução que pode ser oferecida.

Migrando para um blogueiro que prega o cultivo da vida saudável e ativa, Bruno Salgueiro, conta com a média de 90 mil subscritos no canal pessoal “Dicas do Salgueiro”.
“As empresas tem medo do politicamente incorreto.”Bruno Salgueiro.

Tim Vieira, multimilionário e investidor de risco também deixou sua mensagem:“ O mundo é 1TO1, conversem um com os outros, comunicação é a coisa mais importante do mundo”.

Paulo Pinto CEO da La Redoute Portugal e Espanha, empresa da área de retalhos, que distribui moda mulher/homem/Criança, têxtil-lar, móveis através de catálogos, destacou a importância do Call Center e de entender o mundo Mobile: “ O Call Center no digital tem que ser considerado Marketing”.

E a jovem CEO Filipa Neto da plataforma Chic by Choice (Vou precisar te contar que é dos meus sites favoritos!) deixou claro a importância de manter sua pequena equipe de cerca de 15 pessoas sempre bem informada e contextualizada. A Chic by Choice nasceu de um concurso pra Startups e juntamente com uma amiga, Felipa apresentou o projeto de alugar vestidos de luxo com a opção de experimentar dois modelos diferentes e devolver no tempo combinado.

Ufa! Acho que contei um pouco de tudo. Foram dois dias intensos com outros nomes como FixeAds e Incentéa.

Juro que tentei resumir e passar um pouco, mas só um pouco, do aprendizado da conferência.
Mas agora quero te contar como foi tudo isso através de um olhar mais pessoal. Talvez você já tenha visto todos os nomes citados acima apresentarem ou até já os conhece pessoalmente. Talvez você se questione qual a necessidade de ouvir mais do mesmo.

Em primeiro lugar há sempre mais para se aprender. Estamos em constante aprendizado e em segundo lugar o mais importante é o networking. O mundo é feito de contatos e as oportunidades são criadas em eventos como esse.

O evento também me surpreendeu, afinal sempre imaginei que o centro da boa comunicação e dos grandes eventos em Portugal fosse Lisboa. E de repente, uma conferência tão bem organizada e tão gostosa de participar, aconteceu em Leiria, cidade centro de Portugal.

Além de tudo que contei, o evento tinha um aplicativo com a opção de Chat e Marcação de reuniões. Fomos incentivados o tempo todo a conversarmos entre nós, a conhecer pessoas novas e a trocar experiências. Com o erro dos outros aprendemos e com os acertos somos incentivados. Participar de um evento na área em que você atua, é demonstrar a paixão pelo que você faz e ajudar o outro que está começando a se inspirar. Ou até mesmo ensinar um velho ancião que com a inexperiência e afobação da juventude as coisas também correm bem. E se querem saber mais, conheci uma enfermeira que estava no evento por curiosidade!

O que você está esperando para preparar seu cartão de visitas e ir a procura de um novo evento? A organização da Think Conference promete a versão 2.0 em 2017. Aguardo ansiosa!
Deixo então uma mensagem final: “Fail Fast! And learn faster!”

banner clique
The following two tabs change content below.

Sabrina Kelly

Mineira de Belo Horizonte, publicitária em formação, apaixonada por viagens e fotografia. É técnica em Sistemas da Informação pelo Colégio e Faculdade Cotemig e fez um intercâmbio em Jornalismo na Universidade de Coimbra, Portugal. Escreve para a Obvious Maganize, produz conteúdo para e-commerce e é criadora da Loja Virtual Feitio.