Esta é a pergunta de muitos comerciantes que possuem lojas físicas, quando vislumbram a gama de oportunidades que as lojas virtuais oferecem. E são estimulados por muitos, que questionam os motivos de não pertencer ao universo de compras online, quando este se mostra tão promissor… Mas esta é uma decisão que não pode ser tomada de maneira superficial. Muitos encaram a possibilidade por impulso, sem um estudo das reais implicações de implantar e manter um e-commerce. Engana-se quem pensa que loja virtual “vende sozinha”.

O primeiro ponto que levanto é o custo para viabilizar uma página atrativa e responsiva. Boas plataformas não são baratas, é preciso tomar cuidado com soluções “mágicas”. Além do custo de um sistema para gerenciamento de estoque, que precisa estar redondinho para atender ambas as lojas, principalmente no caso de dividi-lo. Há também de se buscar uma logística eficaz para a entrega.

Após a implantação, a página precisa ser atualizada com informações e imagens de qualidade dos produtos. O monitoramento é essencial para melhores resultados! O gerenciamento de e-commerce está avançado e é preciso conhecer estes mecanismos. Anúncios nas ferramentas de busca garantem a visibilidade, a página precisa ser encontrada. As estratégias de marketing digital são fundamentais para o sucesso online e devem fazer parte do processo.

Agora o ponto que considero mais importante: o que fará as pessoas comprarem da sua loja? Pense que da mesma forma que você amplia o público, amplia também a concorrência, e você estará concorrendo com grandes redes. As vendas online ainda são predominantemente determinadas por preço. Mas os consumidores também buscam por segurança, então optam por comprar onde confiam e possuem garantia de entrega.

Veja bem, não pretendo desencorajar quem pretende investir no mercado, mas alertar sobre a necessidade de analisar todos os pontos para tomar uma decisão. É preciso analisar se é mais vantajoso investir no ambiente virtual ou quem sabe optar por melhorar a loja física, é possível que a segunda opção traga melhores resultados.

É muito instigante fazer parte do que é uma real tendência em comportamento de consumo, são muitas as vantagens de pertencer a este mercado, mas é preciso estar preparado para isso, projetar e planejar bem todos as partes do processo para valer a pena o investimento.

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Caroline Trapp

Gerente de vendas
Publicitária e sócia-proprietária na AnimA Estratégias em Relacionamento. Estuda comunicação, marketing e comportamento de consumo, vê no relacionamento o diferencial de marcas e negócios!