Você sabia que em CRM existem basicamente 4 passos que te ajudam a ter sucesso com clientes? 2 deles são ligados a análise e 2 a ação. São eles:

Análise

Identificação do cliente: Cada cliente é um ser individual e com características únicas!

Clientes diferentes necessitam de tratamento diferente, e olhando o contexto de uma forma mais ampla, você consegue atingir e lidar com grupos de indivíduos de uma forma semelhante, ganhando tempo e dedicando melhor o esforço para outras atividades importantes. Sem esquecer do relacionamento um-a-um.

Diferenciação: Devemos saber diferenciar os clientes por valor e depois por necessidades. Pense tanto no valor atual de seu cliente como no potencial dele, muitas vezes esquecemos-nos de pensar em longo prazo. Atue com estratégias diferentes para os clientes de maior valor e para os clientes de maior potencial.

Ação

Personalizar: O produto ou serviço que disponibiliza aos clientes e possíveis clientes deve ser apresentados com a visão de dor ou necessidade do cliente. A comunicação deve ser personalizada, se possível, até com as cores de preferência, palavras que o cliente gosta ou momentos importantes para ele.

Interagir: É básico demais, porém muitos se esquecem que devemos ter um relacionamento de duas vias, onde ambas as partes tem interações e se lembram uma da outra. Pode ser levado em conta o canal de preferência do cliente, o período de comunicação desejado e os temas de preferência.

Esses 4 passos devem estar em sua mente e te ajudarão a definir melhor sua estratégia de clientes. Podem parecer poucos itens, mas que abrem muitas possibilidades e revisões da sua atuação no relacionamento de valor com os clientes.

 

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Anderson Wenningkamp

Consultor especialista em Marketing de Relacionamento (CRM) desde 2007. Fundador da CicloCRM, empresa especializada em consultoria de Marketing Digital. Acredito que todos podem fazer um excelente relacionamento com clientes e pretendo revolucionar a maneira como as empresas se relacionam.