Já deve ter pensado alguma vez que a sua criatividade é algo realmente importante na sua vida. Ainda deve ter um ou outro leitor que pense justamente o contrário: não tenho criatividade, e agora? Mas o fato é que todos temos um grau de criatividade e notadamente a usamos para resolver problemas.

Um grande mestre e especialista em reconstrução e estimulação da criatividade, Murilo Gun, usa um termo muito interessante acerca do tema que chama de combinatividade. O termo é autoexplicativo, e designa algo que podemos combinar para atingirmos algum objetivo.

A ideia a partir de agora é fazer com que você combine algumas ideias ou ações para resolver os seus problemas e o mais importante: um de cada vez! Se este artigo está sendo interessante para você, acredito que tem ou já teve problemas para resolver e não tinha a solução imediata para eles. Para você a dica é simples (eu faço e dá certo comigo): resolva um de cada vez.

Não adianta preocupar-se demasiadamente com problemas que estão lá na frente, a não ser que estes sejam indispensáveis para resolver outros (nesse caso eu junto todos e resolvo por partes). A preocupação por si só já dificulta todo o processo.

Nesse caso, para aplicar a combinatividade no dia-a-dia é preciso misturar soluções simples com situações corriqueiras e sair do modo convencional de resolver as coisas. Um exemplo bem simples disso é o prendedor de roupas. Quem nunca fechou um pacote de bolachas com um desses? Ele não foi feito para isso, mas resolve o problema de forma eficiente.

Buscar soluções criativas e separar os problemas em pequenas partes pode tornar sua vida muito mais eficiente e organizada. Para empresários com recursos limitados, micro empresas e profissionais liberais que buscam ideias para divulgar o seu negócio esse tipo de solução pode ajudar e muito, pense um pouco fora da caixa e utilize formas diferentes na gestão do seu negócio:

Gestão de Pessoas: organizar almoços e jantares em forma de reunião, além de promover a confraternização entre os colaboradores torna o processo mais criativo, estimula a participação de todos e deixa tudo com um clima bem mais leve. É importante escolher bem os assuntos que serão abordados, pois o clima de confraternização não combina com problemas mais sérios, estes devem ser resolvidos um a um, diretamente com as pessoas envolvidas. “Elogie em público e critique em particular”, uma frase reproduzida amplamente por Mário Sérgio Cortella.

Gestão de Marketing: experimente utilizar recursos offline para realizar ações de comunicação e marketing no mundo online. As redes sociais permitem uma interação sem igual com as marcas. Aproveitar-se disso é estar antenado e aplicar metodologias consagradas de forma diferente da finalidade original. Grupos para apresentação de um novo produto, segmentar interessados em determinado assunto e promover informações sobre ele, criar listas de transmissão no celular, enviar assuntos do interesse das pessoas diretamente nos seus e-mails. Uma frase do Walter Longo pode resumir um pouco essa história: “Não existe mais mundo digital e real, agora tudo é uma coisa só.”

Gestão Financeira: o que não fazer! Nesse caso, combinar negócios com contas pessoais. O erro mais grave do pequeno negócio é achar que será fácil separar as contas na cabeça e “descontar” depois o que faltar ou sobrar. Esse tipo de combinatividade não está de acordo com o conceito de uma boa solução, muito menos é uma forma adequada de resolver algum problema. Pelo contrário, esse é o início de uma jornada em busca do começo do problema, e dificilmente vai encontrar.

Combinando essas dicas e buscando resolver um problema de cada vez, certamente sua empresa ou atividade profissional terá um brilhante futuro. Não esqueça de dividir suas experiências conosco nos comentários!

banner clique
The following two tabs change content below.

Jonatan Fortes

Consultor Empresarial
Consultor empresarial, Diretor de Marketing da Fonte de Talentos (RS). Mestrando em Desenvolvimento Regional, onde busca conhecimentos visando aplicar na geração de talentos. Acredita no poder da comunicação e atua na promoção e desenvolvimento de empresas e talentos para o crescimento coletivo.