Existem várias estratégias para criar defensores de marcas, satisfazer clientes e engajá-los para tornar sua marca ainda mais forte no mercado.Uma dessas principais estratégias é o e-mail marketing.

Estar presente na caixa de entrada dos seus clientes faz uma diferença considerável. No entanto, pensar que o e-mail marketing deve ser utilizado somente para mandar um pequeno catálogo dos seus produtos é um grande erro.

Provavelmente, seu público está ignorando esse tipo de e-mail e você está jogando fora não só seus esforços como seu dinheiro. Portanto, está na hora de você começar a pensar fora da caixa. O conteúdo do seu e-mail marketing deve ser o mais pessoal possível. A ideia é envolver o cliente, mobilizá-lo a defender sua marca e criar um laço de confiança.

Gostaria de aprender a utilizar seu e-mail marketing de maneira mais otimizada para satisfazer e engajar seu cliente? Continue a leitura do nosso post!

Convide-o para eventos

Faça seu cliente interagir, conhecer sua empresa mais a fundo, desperte o interesse dele através de e-mails com conteúdos mais interessantes e relevantes aos seus propósitos. Ao conhecer sua marca ele poderá se engajar a ela, indicando-a com mais segurança, pois já terá conhecimento sobre sua qualidade dentro do mercado.

Produza vídeos com depoimentos e envie para sua lista de e-mails

Mostrar a satisfação de outros clientes que já são defensores da sua marca trará mais segurança para seus clientes. Você pode criar vídeos com o relato de experiências positivas de outros consumidores, isso humaniza sua marca e o consumidor se identifica mais facilmente.

Crie promoções exclusivas

Uma ótima forma de prender a atenção dos clientes é com promoções exclusivas dos seus produtos no e-mail marketing. Eles se sentirão únicos e verão que você os valoriza e se preocupa com o seu bem-estar.

Faça pesquisas de satisfação

Outra forma de demonstrar que você se importa com seus clientes é fazer pesquisas periódicas de satisfação. Com essas pesquisas via e-mail, eles saberão que suas opiniões são levadas em consideração e ajudarão você a desenvolver um produto/serviço melhor.

Crie um relacionamento verdadeiro

Mostrar que sua empresa se importa com as pessoas é importante. Faça do seu e-mail marketing uma via de mão dupla, isso irá ajudá-lo a aumentar sua taxa de conversão e atrairá mais compradores.

Segmente seu público

Dividir seu público em áreas geográficas, tipos de produtos ou serviços que compram, faixa etária e outros fatores, torna a criação de relacionamento mais eficaz. Fazendo isso você saberá melhor direcionar seus e-mails, conhecer e atender as necessidades do seu público, além de aprofundar o relacionamento.

Personalize seus e-mails marketing

Uma estratégia que pode parecer simples e até óbvia é usar o nome do destinatário, citar a última compra ou falar dos interesses dele. Isso torna  a relação mais pessoal e confiável, já que esses pontos mostram que sua empresa presta atenção no cliente.

Trate o cliente de forma pessoal

Outro ponto importante é tratar o cliente como seu amigo, até porque ele é ou será seu defensor. Pronomes como “você” e “me” tornam a relação mais pessoal e amistosa, portanto explore esse fator.

Mantenha uma frequência no contato

Para conquistar ainda mais o cliente e torná-lo engajado à sua marca você deve usar periodicamente seu e-mail marketing. Para criar e fortalecer uma relação sua empresa deve ter uma frequência no envio de e-mails e para não passar uma ideia de automatização altere sempre seus conteúdos.

Seguindo esses simples passos, você incentiva o engajamento da sua marca com os clientes e faz deles clientes satisfeitos. E o que isso pode trazer para seu negócio?

  • novos clientes;
  • fortalecimento da marca;
  • aumento nas vendas;
  • satisfação dos clientes;
  • humanização de serviços;
  • visibilidade dos produtos e serviços.

Com essa série de vantagens que um bom e-mail marketing pode trazer para o cliente e sua empresa, você não acha que já está na hora de começar a utilizar essas dicas para atrair ainda mais defensores para sua marca?

banner clique
The following two tabs change content below.
Empreendedor, Pioneiro em Marketing de Defensores (Advocate Marketing) no Brasil. Consultor de Marketing Digital. Professor em curso de MBA, Vice-Presidente da ABRABOCA - Associação Brasileira de Marketing Boca a Boca, Colunista do Portal Ideia de Marketing.