Existem várias estratégias para criar defensores de marcas, satisfazer clientes e engajá-los para tornar sua marca ainda mais forte no mercado.Uma dessas principais estratégias é o e-mail marketing.

Estar presente na caixa de entrada dos seus clientes faz uma diferença considerável. No entanto, pensar que o e-mail marketing deve ser utilizado somente para mandar um pequeno catálogo dos seus produtos é um grande erro.

Provavelmente, seu público está ignorando esse tipo de e-mail e você está jogando fora não só seus esforços como seu dinheiro. Portanto, está na hora de você começar a pensar fora da caixa. O conteúdo do seu e-mail marketing deve ser o mais pessoal possível. A ideia é envolver o cliente, mobilizá-lo a defender sua marca e criar um laço de confiança.

Gostaria de aprender a utilizar seu e-mail marketing de maneira mais otimizada para satisfazer e engajar seu cliente? Continue a leitura do nosso post!

Convide-o para eventos

Faça seu cliente interagir, conhecer sua empresa mais a fundo, desperte o interesse dele através de e-mails com conteúdos mais interessantes e relevantes aos seus propósitos. Ao conhecer sua marca ele poderá se engajar a ela, indicando-a com mais segurança, pois já terá conhecimento sobre sua qualidade dentro do mercado.

Produza vídeos com depoimentos e envie para sua lista de e-mails

Mostrar a satisfação de outros clientes que já são defensores da sua marca trará mais segurança para seus clientes. Você pode criar vídeos com o relato de experiências positivas de outros consumidores, isso humaniza sua marca e o consumidor se identifica mais facilmente.

Crie promoções exclusivas

Uma ótima forma de prender a atenção dos clientes é com promoções exclusivas dos seus produtos no e-mail marketing. Eles se sentirão únicos e verão que você os valoriza e se preocupa com o seu bem-estar.

Faça pesquisas de satisfação

Outra forma de demonstrar que você se importa com seus clientes é fazer pesquisas periódicas de satisfação. Com essas pesquisas via e-mail, eles saberão que suas opiniões são levadas em consideração e ajudarão você a desenvolver um produto/serviço melhor.

Crie um relacionamento verdadeiro

Mostrar que sua empresa se importa com as pessoas é importante. Faça do seu e-mail marketing uma via de mão dupla, isso irá ajudá-lo a aumentar sua taxa de conversão e atrairá mais compradores.

Segmente seu público

Dividir seu público em áreas geográficas, tipos de produtos ou serviços que compram, faixa etária e outros fatores, torna a criação de relacionamento mais eficaz. Fazendo isso você saberá melhor direcionar seus e-mails, conhecer e atender as necessidades do seu público, além de aprofundar o relacionamento.

Personalize seus e-mails marketing

Uma estratégia que pode parecer simples e até óbvia é usar o nome do destinatário, citar a última compra ou falar dos interesses dele. Isso torna  a relação mais pessoal e confiável, já que esses pontos mostram que sua empresa presta atenção no cliente.

Trate o cliente de forma pessoal

Outro ponto importante é tratar o cliente como seu amigo, até porque ele é ou será seu defensor. Pronomes como “você” e “me” tornam a relação mais pessoal e amistosa, portanto explore esse fator.

Mantenha uma frequência no contato

Para conquistar ainda mais o cliente e torná-lo engajado à sua marca você deve usar periodicamente seu e-mail marketing. Para criar e fortalecer uma relação sua empresa deve ter uma frequência no envio de e-mails e para não passar uma ideia de automatização altere sempre seus conteúdos.

Seguindo esses simples passos, você incentiva o engajamento da sua marca com os clientes e faz deles clientes satisfeitos. E o que isso pode trazer para seu negócio?

  • novos clientes;
  • fortalecimento da marca;
  • aumento nas vendas;
  • satisfação dos clientes;
  • humanização de serviços;
  • visibilidade dos produtos e serviços.

Com essa série de vantagens que um bom e-mail marketing pode trazer para o cliente e sua empresa, você não acha que já está na hora de começar a utilizar essas dicas para atrair ainda mais defensores para sua marca?

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Publicitário pela Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná e Especialista em Marketing Empresarial pela UFPR. Estudioso nas áreas de inovação, empreendedorismo, comportamento do consumidor e defensores da marca. Acredita que os clientes são os ativos mais valiosos de qualquer empresa e também seus principais vendedores.