Concorrência, falta mão de obra qualificada, crise econômica e tantas outras barreiras podem atrapalhar os resultados de qualquer equipe. Podemos listar inúmeros problemas com nossas equipes para justificar a falta de entrega, porém umas das primeiras coisas que aprendi sobre liderança é que se atingimos as metas o mérito é da equipe, já quando não atingimos o erro é do gestor.

Fazer a gestão de uma equipe e entregar resultado com ela vai além de motivar e incentivar a busca das metas, é preciso desenvolver os pontos fracos de cada membro do grupo, criar ações para alavancar os resultados e disponibilizar ferramentas para o crescimento desse profissional. Lembrando sempre que, cada pessoa possui um perfil diferente e para cada um é necessário traçar um planejamento diferente. Criar um único plano de ação para todas as pessoas pode ser trabalhoso e pouco proveitoso e esse é um erro muito comum na gestão de equipes. Pensando nessa dificuldade trago 3 dicas que podem auxiliar nessa tarefa fundamental para o nosso sucesso, vamos a primeira:

PDCA (Plan, Do, Check, Adjust)

 Uma ferramenta muito conhecida e usada por gestores do mundo inteiro, nela temos a visualização das ações do começo ao fim e podemos tomar decisões que podem mudar o resultado final, seguindo a sequencia temos;

– Plan – Planeje uma ação, desenvolva uma campanha, monte um treinamento ou acompanhamento das atividades de cada integrante da sua equipe, coloque toda informação referente a essas ações no seu planejamento, datas, horários, custo, desenvolvimento da ação.

– Do – É hora de agir, coloque tudo o que foi planejado em ação, siga a risca as etapas do seu planejamento mesmo que perceba falhas no processo, anote esses casos e continue com o planejado. Desenvolva as tarefas e perceba quais resultados estão sendo obtidos.

– Check – Ações tomadas e executadas, agora precisamos analisar o que deu certo e oque podemos melhorar, faça uma análise das ações e resultados e inclua as observações que fez ao longo da execução. Fazendo esta análise conseguimos traçar novas rotas e tomar medidas mais certeiras.

– Adjust – De acordo com as informações coletadas faça os ajustes necessários para corrigir as falhas e, se será preciso mudar o caminho e o que foi planejado. Ajustar o planejado é a ação que fará todo o seu esforço trazer o resultado esperado.

A utilização desse método permite tomar decisões mais pontuais e assertivas em relação ao que foi proposto no início do programa, por isso é importante seguir as etapas e entender que os erros serão ajustados, mas precisamos deles para aprimorar nossas estratégias e nosso conhecimento. Sabendo utilizar essa ferramenta da maneira correta conseguimos agir rápido e sempre atender as necessidades que a nossa equipe apresenta, tendo como fruto disso o desenvolvimento de ação que nos levam ao resultado que buscamos.

Não acabou, ainda temos mais 2 dicas então fique ligado!

 

banner clique
The following two tabs change content below.

Thiago Maia

Formado em Marketing, atua na área comercial há mais de 7 anos, atualmente no setor de Franchising. Apaixonado por comunicação e entusiasta de vendas. Pró-ativo, curioso e muito teimoso. Acredita no poder das marcas e acima de tudo no poder das pessoas.

Latest posts by Thiago Maia (see all)