“Precisamos fazer um viral!”. Essa frase deve ser uma das mais comuns entre os empresários que entendem pouco sobre marketing na internet e, mais precisamente, entre buzz marketing e marketing viral.

Essa dúvida é muito comum e por isso resolvi tentar esclarecer no artigo de hoje.

Afinal, o que é buzz marketing?

Buzz Marketing é uma estratégia de marketing focada em gerar comentários, opiniões e barulho sobre a sua marca ou campanha. O buzz, nesse caso, vem do termo em inglês que significa “algo que cria estímulo ou animação”.

É uma estratégia de marketing que tem como foco chamar a atenção das pessoas. Uma espécie de boca a boca. É criar motivos para que sua marca se torne o assunto preferido entre os usuários das redes sociais, por exemplo.

Você já deve ter visto em algum momento alguma campanha de buzz marketing por aí, mesmo que não nos formatos tradicionais de publicidade, como comerciais de TV. Normalmente, o buzz marketing é algo que não é diretamente apresentado como publicidade, até porque não tem o objetivo direto de vender nada, apenas criar comentários e discussão sobre algum assunto ou produto.

Por exemplo, quando um autor coloca alguma cena na novela especialmente para criar polêmicas (como uma cena de nudez)  é um exemplo de buzz marketing. A ideia é que as pessoas passem a discutir, comentar sobre o acontecido nas redes sociais e, indiretamente, resulte numa maior audiência para a novela.

Porém, o mais importante é que o alvo do buzz marketing, no nosso caso, é um produto ou serviço que queiramos divulgar para que se tornem objetos de discussão na imprensa e também nas redes sociais, adicionando assim, mais valor a marca.

E marketing viral, o que é?

Marketing viral, por sua vez, é uma estratégia de marketing focada na criação de alguma peça ou campanha que seja “viralizável”, ou seja, que tenha um alto teor de compartilhamento.

Normalmente, o marketing viral está conjugado com conteúdos relevantes e atraentes para o usuário. O mais importante é a criação de um conteúdo que seja compartilhável e que as pessoas desejem passar para frente.

A principal vantagem do marketing viral é fazer com que as pessoas atuem como divulgadores do conteúdo. Ou seja: se a estratégia viral for bem feita, o próprio público vai tratar de espalhar a mensagem entre si, e o que é mais interessante para o negócio, sem custo algum para o empreendedor, já que é uma forma de divulgação espontânea.

Mas qual é a principal diferença entre buzz marketing e marketing viral?

Apesar de parecerem a mesma coisa, buzz marketing e marketing viral são duas coisas diferentes e que possuem dois objetivos distintos.

O buzz marketing serve para criar um diálogo, um debate sobre uma marca ou algo relacionado a ela. Já o marketing viral serve para repassar uma mensagem, imagem ou marca de maneira espontânea.

Os resultados das duas estratégias também são diferentes. No caso do buzz marketing, por exemplo, o pretendido é criar um valor social para a marca através de uma discussão feita por pessoas e imprensa estimuladas pela campanha.

Já no marketing viral, o resultado esperado é gerar um alto grau de compartilhamento e alcançar muitas pessoas em pouco tempo.

Outra diferença primordial entre os dois tipos de marketing é o nível de controle que pode ser obtido pela marca. No buzz marketing, a discussão e a divulgação são controladas num planejamento estratégico, enquanto no marketing viral, apesar de haver também um planejamento, as coisas ocorrem de maneira mais natural.

E aí, entre marketing viral e buzz marketing, já decidiu qual a melhor estratégia para a sua empresa? Sabendo a diferença entre os dois tipos de ação, não dá mais para confundir.

banner clique
The following two tabs change content below.
Empreendedor, Pioneiro em Marketing de Defensores (Advocate Marketing) no Brasil. Consultor de Marketing Digital. Professor em curso de MBA, Vice-Presidente da ABRABOCA - Associação Brasileira de Marketing Boca a Boca, Colunista do Portal Ideia de Marketing.