Qualquer pessoa que trabalhe com vendas ou áreas relacionadas e que exijam um poder de negociação e persuasão sabe que a simpatia e o carisma são fundamentais para o fechamento de um negocio.

Estou na região nordeste do Brasil, mais precisamente em Recife-PE a algum tempo, e nessa temporada pude presenciar cenas e acontecimentos que me fizeram criar uma paixão incomum por esse povo “arretado”.  Todo preparo de vendas e argumentação que tive foram baseados numa relação de confiança com o cliente, relação essa iniciada no bom atendimento, na simpatia, educação e principalmente na alegria em se relacionar com pessoas, ponto esse que na minha percepção é o mais complicado para desenvolver nas pessoas. Despertar a simpatia e alegria são tarefas que exigem muita dedicação, uma vez que são itens relacionados ao perfil de cada pessoa e, como sabemos, cada um possui um perfil diferente, ainda que passível de desenvolvimento.

Depois de saber e entender essa dificuldade, conhecer o povo pernambucano serviu como um colírio para os olhos, a simpatia e alegria é contagiante e deixa qualquer mal humorado e ranzinza de queixo caído, além de ser um ótimo quebra gelo, deixando o cliente mais a vontade e aberto as argumentações e ofertas a ele feitas. No começo imaginei ser algo pontual, bastou alguns dias para perceber que é cultural e dessa cultura levo 3 grandes lições na bagagem:

Determinação: As coisas nem sempre vão ser como imaginamos. Em nosso cotidiano teremos desafios extremamente complicados e que, se não tivermos discernimento para dar o nosso melhor, seremos engolidos por esse mundo corporativo nada amistoso. Ter determinação é fundamental para alcançar nossos objetivos e em alguns momentos, essa característica é o que difere os profissionais de sucesso.

Queixo duro: Mesmo com todas as adversidades precisamos manter nossa mente alerta e com foco nos objetivos, o percurso pode não ser o mais rápido ou mais fácil, mas com sabedoria e firmeza para continuar caminhando independente das “porradas” que a vida nos dá temos uma grande oportunidade de fazer a diferença. Aprender a apanhar, absorver a queda, levantar e continuar na luta é uma tarefa das mais difíceis, porém o sucesso é certo!

Alegria: Aceitar a vida e as coisas como elas são nos torna mais leves, encarar as batalhas com alegria e diversão faz com que nossos dias sejam mais saudáveis. Quando se faz algo com amor e felicidade tudo se torna mais fácil. Alegria em se relacionar com as pessoas, ajudar a quem precisa, ter empatia, estar sempre disposto, sorrir por sorrir, agradecer e o mais importante, VIVER! Sem isso nada seremos, nada faremos e nada conquistaremos.

Para qualquer profissional de relacionamento, a escola da vida é a que melhor ensina, e aprender com quem nem imagina que está nos ensinando torna tudo mais válido.

banner clique
The following two tabs change content below.

Thiago Maia

Formado em Marketing, atua na área comercial há mais de 7 anos, atualmente no setor de Franchising. Apaixonado por comunicação e entusiasta de vendas. Pró-ativo, curioso e muito teimoso. Acredita no poder das marcas e acima de tudo no poder das pessoas.

Latest posts by Thiago Maia (see all)