Já sabemos que as datas comemorativas alavancam as vendas, contribuem para a movimentação do comércio e expandem os negócios. O que ainda estamos aprendendo é planejar cada momento desse relacionando as ações de vendas com as ações de marketing, facilitando assim uma comunicação eficiente com o público alvo e alcançando as metas pré estabelecidas.

Então vamos as dicas:

A PREPARAÇÃO: Estar preparado com uma ação empresarial não é somente lembrar de cada data, é também visá-las como porta de entrada de novos parceiros e/ou clientes. Preparar-se para uma ação de marketing é visualizá-la (no papel, com anotações de como irá realizar e executar) descrevê-la como se já tivesse pronta. Priorizando as necessidades de seu público, focando no comércio como um todo, englobando a atuação constante da empresa e casando a ideia com as metas de negócios.

A DIVULGAÇÃO: Cada ação de marketing deve ser apresentada previamente ao público, para que aguardem o momento do lançamento ou para causar suspense e anseio pela data da ação. As mídias devem ser pré-preparadas de acordo com o objetivo da campanha, e para melhorar seu meio de apresentação, é importante priorizar as mídias que seu público ‘prefere’. Onde meu público está? É lá que devo anunciar minha campanha. E a empresa pode também vincular determinada data comemorativa com determinado meio de veiculação. Por ex.: Campanha de Dia das Mães sendo apresentada em um programa feminino com foco em receitas. Campanha de Dia dos Namorados com sorteio de jantar romântico. A criatividade e o bom senso garantem bons resultados.

A LOGÍSTICA: Algo de extrema importância é não esquecer da entrega, do comprometimento com o cliente e com a data específica para qual o produto foi solicitado. Falhar nesse quesito é perder muitos pontos. Uma boa dica é verificar o estoque, manter os prazos agendados, prometer somente se puder cumprir.

O ATENDIMENTO: O formato de atendimento ao público (seja no e-commerce ou não) pode ser diferenciado de acordo com as datas. Algumas estratégias são sempre bem vindas quando farão o cliente sorrir e se sentir confortável durante a negociação. Inovar na ideia da data comemorativa com o atendimento focando o mesmo tema, pode garantir a fidelização de clientes e aumentar a visibilidade do negócio.

Uma data comemorativa não precisa necessariamente pensar no lucro propriamente dito, pode focar no atendimento ao cliente e em suas necessidades e desejos sanados. As datas comemorativas podem estreitar os laços da empresa com seu público alvo, criando laços de comprometimento e satisfação durante a compra, ou uma mera visita para conhecimento do produto ou serviço. Por isso, pensar nas datas com antecedência e foco, garante melhores resultados, quando o foco da empresa é obter reconhecimento e seus objetivos estão voltados para ‘o que meu cliente deseja’. Boa sorte e muitas comemorações.

banner clique
The following two tabs change content below.

Hayane Souza

Os capítulos da minha vida mudam rápido, assim como as tendências de comunicação. Publicitária apaixonada pelo efeito positivo que o marketing causa.