Estabelecer boas relações interpessoais é tarefa fundamental para aqueles que desejam se destacar no mercado atualmente.  Diante de um mundo empresarial cada vez mais competitivo, é necessário buscar meios para se diferenciar dos concorrentes. A qualificação profissional, sem dúvida, continua exercendo forte influência no momento da contratação, porém a autopromoção, hoje em dia, cria oportunidades.

A frase “uma imagem vale mais que mil palavras”, atribuída ao filosofo chinês Confúcio, nunca fez tanto sentido quanto agora.  É preciso se fazer notar, se fazer presente. A ideia de marketing pessoal não está relacionada, apenas, com a forma que nos apresentamos, mas principalmente, está ligada a maneira que nos comportamos.

A expressão corporal aliada à comunicação é essencial para conseguirmos nos posicionar no mercado. Por meio delas, é possível expressar nossas competências, qualidades e interesses.  Mas, você deve estar se perguntando, quais estratégias devemos adotar para propagar nossa imagem no ambiente corporativo, não é mesmo? Pois então, o bom e velho networking é, sem dúvida, um dos maiores aliados do marketing pessoal. Estabelecer laços e criar uma rede de contatos é fundamental para obter sucesso no âmbito organizacional. A partir do momento que construímos relações de confiança no mercado, tendemos a nos destacar mais. Ser reconhecido é o primeiro passo para se autopromover. Abaixo, seguem algumas dicas para potencializar essas ações:

  1. Participe de encontros, palestras, reuniões etc., relacionados à sua área de atuação.
  2. Mostre-se disponível e interessado.
  3. Compartilhe experiências.
  4. Busque parcerias.
  5. Seja persistente e curioso.

Lembre-se sempre, você é seu maior e melhor produto. Acredite no seu potencial e no que você tem a oferecer. Parece clichê, mas, no mercado há sempre um espaço para bons profissionais.

banner clique
The following two tabs change content below.

Raiza Halfeld

Mineira de Juiz de Fora, movida a desafios. Gosta de aprender coisas novas e trocar experiências, pois enxerga a educação como um processo contínuo. É graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela UFJF, e atualmente cursa MBA em Marketing pela UNOPAR.