O dia das mães se aproxima, é a segunda melhor data para o comércio, atrás apenas do Natal. Em períodos de baixa no consumo, aproveitar datas como esta traz resultados interessantes para as vendas. Mas para não passar despercebido pelo calendário comemorativo é bom ficar antenado às datas e a alguns aspectos:

Estoque: a crise reflete na programação de compras que por vezes acaba reduzida.  O ideal é planejá-la com as datas em mente para programar os itens de interesse para explorar em cada data. Na proximidade desta, o foco deve ser no estoque que se dispõe. Produtos que já foram vendidos ou que ainda não chegaram não interessam! Os vendedores precisam saber quais produtos indicar, pois nem todos consumidores vão com uma ideia do que querem comprar, assim é bom ter sugestões na ponta da língua, claro que de acordo com o perfil do cliente e principalmente ouvindo as suas solicitações.

Abordagem: é necessário atender o cliente e a pessoa que será presenteada, ambos precisam ficar satisfeitos. Na última hora, o movimento e a pressa desgastam, vendedores precisam estar preparados!

Trocas: a maioria das lojas possui procedimentos de troca. Em datas comemorativas pode ser fator decisivo na escolha do local, pois na indecisão, sempre fica mais fácil comprar onde o processo é mais tranquilo caso a troca seja necessária. A troca é oportunidade do cliente entrar na loja e ter uma boa experiência, uma boa lembrança e este momento pode reverter futuras compras.

Embalagem: Uma embalagem bem apresentada é um detalhe que vale o capricho, pode ficar na lembrança de quem recebe. Pode ser simples, mas bem feitinha.

Segundo pesquisas, as lojas físicas ainda são preferência para as compras em datas, pois o volume de vendas acontece nos dias antecedentes a ela. Estas dicas valem tanto para comercio físico quanto online:

Se faça lembrar: antecipe a proximidade da data, capriche na exposição dos produtos e vitrine, destaque as opções interessantes, torne sua ambientação atrativa e facilite a visibilidade dos produtos. Crie ações promocionais que gerem vantagem competitiva para o seu negócio. No meio online é importante orientar para os produtos que se referem a data, inserir dicas que auxiliem a escolha e fazer uso de palavras chave nos mecanismos de busca.

As datas dão trabalho sim, mas é isso que se espera delas. No atual cenário salvam as vendas em muitos meses!

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Caroline Trapp

Gerente de vendas
Publicitária e sócia-proprietária na AnimA Estratégias em Relacionamento. Estuda comunicação, marketing e comportamento de consumo, vê no relacionamento o diferencial de marcas e negócios!