“Mais do que relacionamentos comuns. É necessário convencer as pessoas a sonhar o seu sonho!” Guy Kawasaki

Quando pensamos em encantamento logo pode vir em nossa mente uma ideia de magia ou meio de hipnose para o nosso cliente, mas calma lá! O momento aqui é de reflexão de algo muito maior e eficaz. Como tocar a mente e o coração das pessoas, fazendo com que elas tenham ações voluntárias, de forma duradoura e agradável?

Para isso, precisamos definir então o que é o encantamento. Vamos lá! Encantamento é um processo que leva as pessoas a se deliciarem com um produto, serviço, organização ou ideia. O resultado do encantamento é um acompanhamento voluntário e duradouro que permite uma vantagem para ambas as partes.

Temos que ter em mente que feito é melhor que perfeito e, antes algo feito do que uma boa ideia não implementada!

Os principais pontos para criar o encantamento são:

1 – Gere a empatia do cliente de forma com que ele aceite você do jeito que é e tenham algo em comum

Trabalhe vários pontos em seu negócio para que o cliente identifique sempre algo em comum com você. Crie algo significativo em seu negócio, não seja apenas mais um. Se você é uma empresa, busque um vínculo sustentável, crie alguma ação social ou contribua em algo que já existe. Se for pessoa física, conte sua história pessoal.

2 – Conquiste a confiança passando seu conhecimento, competência e o quanto pode ser vantajoso criando soluções para seus clientes

Desenvolva o relacionamento com as pessoas e demonstre o que você sabe. Grave vídeos, podcasts, entregue ao seus contatos algo que eles esperam, mas o principal aqui é descobrir algo que os levem a gostar do seu material. Aqui o importante é ter comentários e engajamento.

3 – Envolva as pessoas de forma com que elas experimentem e sintam o poder da sua ideia a fim de que queiram muito dividir isso com outras pessoas

Pense em criar uma comunidade no Facebook ou fórum que as pessoas possam interagir e trocar ideias umas com as outras para sentir o movimento e gerar buzz entre eles.

4 – Forneça provas, entregue materiais, ferramentas e/ou e-book do seu trabalho

Todo trabalho precisa de referências, depoimentos, casos para que seja estabelecido como real e eficaz. Ao mesmo tempo é necessário oferecer algo gratuitamente aos seus contatos.

5 – Não basta ser bom, é preciso ser extraordinário

Busque sempre a diferenciação no seu negócio e procure fazer as coisas de modo sem igual e com o seu tempero! Coloque-se no lugar do cliente e entregue coisas a mais que o prometido, o overdelivery.

6 – Faça o encantamento permanecer

Invista no relacionamento com o cliente por e-mail, SMS, Whatsapp, carta direta (por que não?) . Hoje a ideia é ser diferente e, muitos casos de marketing direto tem voltado à tona como solução diferente para alcançar seus contatos e prospects. Seja constante criando o que chamamos de régua de relacionamento.

7 – O relacionamento é um caminho duplo!

Disponibilize aos contatos mecanismos para ser encontrado e em locais diferentes como Twitter, PPT’s, PDF’s, planilhas por e-mail, ou seja, leve a sua historia até elas! Por outro lado, é importante também trazer o público até você com histórias, Facebook, Linkedin e vídeos no Youtube, por exemplo.

Trabalhe esses pontos em sua estratégia de marketing e terá muitos frutos para colher, mas o principal deles sem dúvida será o encantamento dos clientes. O resultado em vendas aparecerá na seqüência!

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Anderson Wenningkamp

Consultor especialista em Marketing de Relacionamento (CRM) desde 2007. Fundador da CicloCRM, empresa especializada em consultoria de Marketing Digital. Acredito que todos podem fazer um excelente relacionamento com clientes e pretendo revolucionar a maneira como as empresas se relacionam.