Tenho escrito um pouco menos ultimamente. Estou passando por um daqueles momentos de reavaliação pessoal/profissional onde me questiono o que de fato quero com meus artigos, com meus posts, com meu conteúdo.

E esse é o primeiro insight desse artigo: Quando você vai escrever um artigo, qual é o seu objetivo com ele? – O artigo precisa ter um objetivo claro e definido. Senão não faz sentindo gastar tempo pesquisando, lendo, estudando. Esse objetivo precisa estar claro para você que estiver escrevendo.

Pense bem, o seu leitor (ou interlocutor) possui uma vida, uma carreira, o tempo dele está cada vez mais limitado, ele está constantemente buscando novas maneiras de aprender cada vez mais rápido aquilo que precisa saber para se manter competitivo e se depara cada vez mais com artigos que não o levam a lugar algum.

E aqui vem o segundo insight desse artigo: Que problema você está ajudando seu leitor a resolver? Qual é a dor que seu artigo aliviará? Qual é o diagnóstico dele hoje, ou seja, qual é o estado atual em que ele se encontra?

Dentro de um artigo de conteúdo, cada linha precisa conectar na próxima. Precisa ser algo natural, algo fluído, que faça valer a pena continuar a leitura até o final.

Aqui vem o terceiro insight desse artigo: você precisa aprender a chamar a atenção do seu leitor!

Para isso, fale sobre algo que o seu público esteja buscando ou “sofrendo”.

Lembre-se: O ser humano busca incessantemente sair da dor e ir em direção ao prazer. Seja você o transporte de um extremo ao outro!

Seu leitor precisa concordar com o que você está dizendo logo no começo do artigo. Somente assim ele continuará lendo. Ok, existem pessoas que chegam a ler até o final só para discordar, mas são poucos.

Advinha o que isso gera?

Isso mesmo, interesse! :)

Se você bem captou a atenção do seu leitor e gerou interesse nele, ele irá querer saber qual é a solução para os problemas dele. Demonstre interesse em ajudá-lo a resolver esse problema ou a transformar o sonho dele em realidade.

Isso gera o quarto insight desse artigo: o cliente precisa desejar a solução que você oferece!

Mostre-o como o mundo dele seria melhor após ele resolver o problema ou alcançar o sonho que tanto deseja.

Com isso vem o quinto insight: entregue o mel e não o pote!

Já ouviu dizer que existem duas regras de ouro para o sucesso? A primeira é não contar tudo que sabe…

E, por fim, mostrar para o leitor que ele pode resolver o problema ou realizar o sonho e o como. Para tal, ele precisa ter algum tipo de ação. Essa ação precisa ser explícita. Acredite, nem todo mundo sabe exatamente o que precisa ser feito, às vezes você precisará dizer ao seu leitor o que ele deve fazer no final de um artigo.

Aqui a gente volta para o primeiro item: qual é o objetivo com o artigo? – Se o objetivo estava bem escrito, no final você diz para o seu leitor o que você quer que ele faça.

Meu objetivo com esse artigo é auxiliar empreendedores a gerarem melhores conteúdos aliando técnicas de marketing, persuasão, copywriting e conversão.

Se você gostou do que leu, a ação que eu estimulo você a tomar é: COMPARTILHE!

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Julio Lussari

Consultor
MBA em Marketing e Gestão de Negócios, é consultor, ministra oficinas, dá aulas, é palestrante e blogueiro nas áreas de Inovação em Planejamento de Carreira, Empreendedorismo, Inovação em Modelos de Negócios e Marketing Estratégico.