Em tempo de “CRIE”, tornar o produto mais atraente é o mais importante. Os consumidores estão seguindo ainda mais a risca a listinha de compras e buscando comprar apenas o necessário, mas é nessa hora que entram em ação as boas estratégias de marketing.

Quem nunca saiu do supermercado com o carrinho cheio sendo que só foi dar aquela passadinha rápida para comprar o pão, o queijo e o leite?

Boas técnicas de marketing são as grandes culpadas!

Culpadas por fazer você aproveitar as promoções. Uma forma de economizar. E se tivermos a situação onde a economia não seja favorável a Indústria e a ordem é trabalhar com estratégias com melhor custo benefício?

PDV, brindes, leve 3 e pague 2, amostras, embalagens promocionais, encartes, cross-selling, sorteios…são diversas as opções, mas elas devem ser muito bem estudadas antes de colocar em prática. Uma promoção mal elaborada pode comprometer toda a estratégia de branding.

Oferecer um algo a mais é sempre bem vindo

No setor de higiene encontramos diariamente diversos produtos em embalagens promocionais do tipo leve 3 e pague 2, ou até mesmo a inclusão de algum outro produto da mesma fabricante, como brinde na compra de um determinado produto. Essas ações são as mais comuns e que costumam trazer resultados positivos.

Adicionar um item que seja um complemento necessário para a utilização de um produto é uma grande oportunidade para tornar o cliente fiel a marca. Essa estratégia pode ser ainda mais explorada com marcas diferentes através parceiras e que produzem produtos que acabam se complementando.

Sabe aquele PDV com queijo ralado que está fixado nas prateleiras de massas cortadas? Ele funciona! Essa estratégia pode impulsionar o cliente a escolher aquela marca pela praticidade de estar ali facilitando a compra do item que, por ser pequeno e um complemento, poderia passar despercebido.

Além da embalagem promocional já fazer o produto ser mais visível, ela atrai e provoca o consumidor que ao identificar os dois produtos imaginará o prato pronto e, quando isso acontecer, a estratégia será certeira. Você estará oferecendo um produto que será adequado para aquele momento ganhando oportunidade de conquistar o cliente.

Em tempos de economia, o consumidor utiliza a razão em maioria das vezes e este é mais um motivo para processar o cérebro buscando alguma situação que mexa com a emoção. Esse é o segredo.

Essa ideia pode partir de uma nova marca em parceria de outra já bem estruturada, desta forma promovendo o experimento do novo produto. Mas tome cuidado com a parceria. Elas devem ter estratégias próximas e muito bem alinhadas. Veja alguns pontos que devem estar bem alinhados:

– Quem é o consumidor;

– Qual é o direcionamento da campanha quanto às características, valores e posicionamento;

– Quem são os concorrentes;

– Como será a abordagem;

– Quais as estratégias de comunicação.

Embalagem promocional focada para o público certo agregará valor ao produto. Além de você já estar oferecendo um algo a mais que o consumidor utilizará em conjunto com o item que está adquirindo, a embalagem deverá comunicar o que a companha contempla. Não tome atitudes que mostre que sua marca está sendo “de tudo um pouco”. Foque! Sendo assim, você poderá agregar cada vez mais, inclusive oferecer um kit com ingredientes para uma receita completa. Que tal?

Saber utilizar a criatividade para se diferenciar dos concorrentes trará bons resultados. Seja diferente.

O grande objetivo de uma promoção é alavancar as vendas, tendo muito bem definido quem é o seu público para acertar a forma de comunicação, caso contrário, a ação poderá não atrair nem o seu público e nem outro. Essa estratégia pode ser utilizada até mesmo para um reposicionamento de público através da parceria firmada e do conceito utilizado na embalagem do produto.

Aposte em novas ideias, conquiste seus clientes através de boas estratégias.

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Joice Paganelli

Formada em Administração com habilitação em Marketing pela Universidade Católica de Jaraguá do Sul, Joice Paganelli desenvolve estratégias de comunicação b2b por meio de diversas ferramentas, como ações de mídia online e off-line, ações de relacionamento, eventos etc. Apaixonada pela profissão que lhe permite expressar o que sente, carrega consigo uma frase: "Ter sucesso é gostar daquilo que faz. Quem gosta do que faz nunca se cansa de trabalhar." (Olacyr de Moraes)

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