“Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.” – Paulo Freire.

Projetar o crescimento, conquistar novos clientes e consolidar uma marca são ações essenciais para o bom desempenho de uma empresa. Essa rotina, na maioria das vezes, é adotada como forma de alcançar, com excelência, as metas estabelecidas.

Mas, quando nos deparamos com um mercado cada vez mais exigente, onde a ampla concorrência prevalece constantemente sobre nós, o que fazer?

Investir em educação pode ser um ótimo começo. Hoje em dia, as empresas precisam cada vez mais se qualificar e buscar um diferencial para se posicionar no mercado de forma estratégica. Por isso, introduzir uma cultura de aprendizagem contínua entre os funcionários pode ser a solução para diversos problemas corporativos.

A elaboração de um projeto educacional permite a aquisição de novas competências relacionadas à cultura organizacional da empresa, propiciando assim, uma grande vantagem competitiva. Nesse processo, líderes e gestores devem assumir o papel de educadores, adotando uma postura responsável e consciente.

Essa capacitação pode ocorrer de diversas maneiras. Atualmente existe uma gama de recursos que podem ser utilizados como instrumento de aprendizagem. Dentre eles estão os cursos on-line, workshops, dinâmicas, business games, entre outros.

É importante destacar, que a educação corporativa, não apenas contribui para atender de forma mais precisa e inovadora às necessidades do mercado, mas também, proporciona um ciclo de mudanças dentro da organização, criando colaboradores mais críticos, conscientes e participativos.

A cultura de aprendizagem contínua gera uma cadeia de valores que atinge empregados, fornecedores, clientes e todos aqueles que estão envolvidos no processo empresarial. Por meio dela é possível gerar novas oportunidades e estabelecer relações mais confiáveis.

Na era digital, a informação atua como importante instrumento de comunicação. Por isso, é mais do que necessário promover uma educação que faça pensar explorando competências distintas, desenvolvendo habilidades e contribuindo, dessa forma, para a formação humana. Transformar as pessoas pela educação e despertar a vocação pelo aprendizado, é atualmente a melhor tática para aqueles que pretendem se destacar no mercado.

banner clique
The following two tabs change content below.

Raiza Halfeld

Mineira de Juiz de Fora, movida a desafios. Gosta de aprender coisas novas e trocar experiências, pois enxerga a educação como um processo contínuo. É graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela UFJF, e atualmente cursa MBA em Marketing pela UNOPAR.