Um novo hábito está crescendo com uma velocidade impressionante entre os consumidores: consultar sites de reviews e avaliações antes de decidir uma compra.

As pessoas confiam mais na palavra de outras pessoas, mesmo que desconhecidas, do que em propaganda. Por isso, os reviews são um novo e importante ingrediente nesse ambiente cada vez mais complexo que as marcas tem de lidar.

Aqui no Brasil quando falamos de consultar avaliações de empresas, é provável que o primeiro lugar que venha a cabeça é o Reclame Aqui, site especializado em ajudar os consumidores a resolver suas insatisfações com as empresas.

Mas existem muitos outros sites que apresentam avaliações gerais das empresas, como Tripadvisor, Kekanto, Yelp, Foursquare, G2Crowd, e até Google e Facebook que permitem que os usuários avaliem os locais. Esses sites, oferecem ótimas oportunidades para as empresas e podem ser grandes aliados para alavancar seus produtos.

Cada nova avaliação feita, é mais uma chance para que alguém conheça seu produto.. Normalmente, os sites possuem links para os produtos e serviços que estão sendo avaliados. Se um cliente ler alguns reviews positivos sobre você é provável que ele vá até o site para saber mais e até acabar comprando seus produtos. Para que isso aconteça é importante ter um site bem elaborado e otimizado para a conversão. Exibir comentários de clientes que já usam seus produtos é uma ótima maneira de aumentar a taxa de conversão.

Para incentivar seus clientes a escrever comentários sobre sua marca, você pode fazer algumas ações simples como compartilhar os melhores nas redes sociais ou oferecer um benefício especial para quem escrever uma avaliação. Além disso, é muito importante responder os comentários negativos de forma clara e transparente, procurando resolver o problema apresentado. Isso mostra que você se importa com a opinião dos seus clientes e motiva que as pessoas falem positivamente da sua marca,

Os reviews também podem ajudar sua empresa a ganhar uma disputa com seus concorrentes. Quando estão decidindo uma compra, os consumidores querem saber se X é melhor que Y. Para uma empresa falar isso diretamente, acaba não sendo bom. Mas os seus clientes podem dizer isso a vontade e ajudar potenciais clientes a decidir a compra.

É óbvio que para conseguir avaliações positivas, sua empresa deve entregar um produto de qualidade e uma experiência memorável para seus clientes, transformado-os em defensores da sua marca.

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Empreendedor, Pioneiro em Marketing de Defensores (Advocate Marketing) no Brasil. Consultor de Marketing Digital. Professor em curso de MBA, Vice-Presidente da ABRABOCA - Associação Brasileira de Marketing Boca a Boca, Colunista do Portal Ideia de Marketing.