Durante minha vida toda passei por processos de aprendizagem diferentes e tive a oportunidade de ter os melhores professores, gestores e facilitadores. Na vida profissional, aprender e ensinar podem – e devem – andar juntos.

O processo de aprendizagem pode ser percebido enquanto estamos aprendendo ou até enquanto estamos ensinando, tudo depende da maneira que abordamos esse assunto e se o profissional esta preparado para ter absorção.

Enquanto aluno percebemos que o foco e a atenção são fundamentais para a compreensão do conteúdo, mas enquanto professor, facilitador ou instrutor escutar o que os alunos falam e como falam faz com que nosso foco e atenção seja voltado para o conteúdo, até porque precisamos estar alguns passos a frente para garantir um ensino de qualidade.

Quando falamos em aprender pensamos logo no formato tradicional de um professor a frente de uma sala com alunos sentados escutando o que está sendo exposto. O que quero abordar nesse texto é que podemos aprender de diversas formas diferentes, inclusive enquanto ensinamos algo, aprender ensinando é um bordão muito usado e pouco praticado, quando na verdade deveria ser o processo inverso.

Enquanto ensinamos, nossa mente esta condicionada àquilo que já conhecemos, porém com a interação e participação das pessoas envolvidas, precisamos repensar algumas coisas e, em muitos casos, abandonar o velho conceito ou conhecimento para agregar essa nova informação, aprendendo cada vez mais.

Aquele que não está disposto a aprender o tempo todo não está pronto para ensinar. A maior qualidade de qualquer professor é a capacidade e disposição para aprender a cada dia, sem julgamento, sem medo e principalmente sem desrespeitar qualquer que seja a pessoa que possa lhe ensinar alguma coisa.

Se existe a oportunidade de aprender, mesmo já sabendo muita coisa, devemos agarrar. Afinal, ninguém sabe tudo e encontramos pessoas com experiencias e visões diferentes todos os dias. Devemos absorver o melhor de cada uma dessas pessoas e aprender tudo que for possível, mesmo que você seja o educador.

Aprender ou ensinar na verdade não importa, o que importa é o quanto aquilo nos modifica

banner clique
The following two tabs change content below.

Thiago Maia

Formado em Marketing, atua na área comercial há mais de 7 anos, atualmente no setor de Franchising. Apaixonado por comunicação e entusiasta de vendas. Pró-ativo, curioso e muito teimoso. Acredita no poder das marcas e acima de tudo no poder das pessoas.

Latest posts by Thiago Maia (see all)