Tenho compartilhado uma série de artigos em minhas redes sociais (se ainda não me segue, me procure no face, snapchat, instagram ou linkedin), e percebi uma quantidade significativa de pessoas que se sentem um pouco perdidas, desanimadas ou com pouca clareza do que fazer daqui para frente. Se esse for o seu caso, leia esse artigo até o fim com a maior concentração que puder. Caso acredite ser uma pessoa bem resolvida com seus objetivos, leia mesmo assim, pode acontecer de se deparar com uma estratégia que ainda não está usando e esse ponto de vista diferente / complementar pode te ajudar a alavancar sua vida pessoal e sua carreira esse ano.

Estratégia 01 – Aprenda sobre o funcionamento da cachola

Existe uma infinidade de pessoas falando sobre mindset nesse momento (parece uma moda que veio para ficar). No entanto, em minha própria carreira, vida e resultados, percebi que, tão logo aprendi técnicas e estratégias de controle mental, os resultados se ampliaram. O mindset é a forma com que você vê o mundo. Ou seja, está muito relacionado a tirar aprendizado das situações, olhar por ângulos diferentes e controlar o pensamento. Afinal de contas, a única coisa sob a qual você tem real controle são seus pensamentos. Se não controlá-los, eles controlam você.

Sei que tem uma galera metendo o pau e falando que mindset é papo de auto-ajuda, não importa! Aprender sobre e como funciona pode te ajudar a alavancar seus resultados esse ano, assim como me ajudou a atingir resultados extraordinários em 2015.

Estratégia 02 – Aprenda a reprogramar suas crenças limitantes

Uma vez que você compreende e domina o funcionamento de sua mente, é hora do trabalho árduo. Analisar crenças limitantes, aquelas que te travam, barram ou te ajudam a se sabotar. Uma crença limitante é simplesmente um pensamento repetido, no qual você acreditou, consciente ou inconscientemente, que continua agindo e produzindo resultados, quer você goste ou não. Analisar e substituir essas crenças limitantes irá alavancar sua vida e sua carreira.

Estratégia 03 – Saiba o que “tacotesenu”

Brincadeiras a parte, ter total noção sobre o seu momento atual faz com que você tenha mais clareza para tomar decisões do que fazer no futuro. Não basta simplesmente falar para mim que você sabe o que está acontecendo. É necessário utilizar algum exercício, como a Roda da Vida, para ter uma real dimensão do seu estado atual.

Estratégia 04 – Resgate o Soldado Ryan

Uma forma extraordinária de alavancar a sua vida e a sua carreira, por incrível que pareça, é resgatando determinados relacionamentos, principalmente com pais e irmãos. Sou de descendência italiana, onde todo mundo é muito unido, mesmo tendo umas tretas de vez em quando. Depois de muito estudar e praticar uma porção de metodologias, percebi que uma maneira muito eficaz de caminhar para frente é curando o passado. Resolver questões mal resolvidas com pais e irmãos nos ajuda a caminhar em paz. Não adianta queremos andar para frente, se temos questões mal resolvidas lá atrás!

Estratégia 05 – Seja líder, independente do cargo que exerce

O Brasil precisa de novas lideranças, em TODAS as áreas! Carecemos de bons exemplos. Carecemos de pessoas com caráter ilibado, que se torne referência para os mais novos. Pode parecer papo de velho, mas pense por um segundo na seguinte pergunta: Quem da sociedade hoje, você pode apontar e dizer: quero ser que nem essa pessoa um dia? Não esqueça que estamos falando de caráter aqui, ok? O líder, além de liderar pelo exemplo no âmbito profissional, precisa ser exemplo de conduta. Se você refletiu sobre a pergunta e não encontrou uma resposta, tome a decisão de se tornar essa pessoa para alguém. Pague o preço, vale a pena.

Estratégia 06 – Aprenda a conduzir grupos

Quer ser líder e conduzir um grupo? Comece conduzindo e liderando a si mesmo. As cinco estratégias anteriores te dão bagagem para você desenvolver essa aqui. O mundo precisa de líderes que saibam liderar a si mesmos, mas que também saibam lidar com pessoas. Um dos livros mais fantásticos do universo sobre isso se chama: Como fazer amigos e influenciar pessoas. Não julgue o livro pelo nome, depois de ler, você nunca mais será a mesma pessoa. Aprenda a trabalhar em grupo, seja como liderado, seja como líder. Aprenda a flutuar entre os dois mundos. O foco principal de qualquer grupo é: dar resultado!

Estratégia 07 – Aprenda a escrever objetivos claros e definidos

Se você não sabe como escrever seus objetivos de vida, acesse meu último artigo, ele te dará 06 pontos fundamentais para se policiar na hora de escrever um objetivo bem escrito. O mundo precisa de pessoas que saibam exatamente para onde elas estão indo. De gente perdida o mundo está cheio!

Estratégia 08 – O que você tem e o que te falta

É muito comum no mundo das startups ver empreendedores se sabotarem por focarem só naquilo que falta (geralmente é grana) para iniciarem seus projetos. E eles se paralisam ou se sabotam por isso! Ao invés de ficar só focado na escassez, aprenda a fazer lista de recursos, ou seja: o que eu tenho e o que me falta para atingir esse objetivo, para tirar esse negócio do papel etc.

Estratégia 09 – Luz, câmera, AÇÃO!

Sonho sem ação é só ilusão. Se quer alavancar sua vida e sua carreira esse ano, aprenda a fazer planinho de ação para cada objetivo que traçar. Nenhum objetivo é tão grande que não possa ser quebrado em milhares de pequenas ações. Uma após outra te levarão ao resultado final. Agora, se você não agir, ninguém fará por você. O mundo precisa de pessoas de ação que não se paralisam diante do medo. Quer ir para o próximo patamar, você precisará, no mínimo, levantar a bunda da cadeira.

Estratégia 10 – Produtividade nível Xtreme Go Horse

Para alavancar de vez a sua vida e a sua carreira, torne-se uma pessoa extremamente produtiva. Nunca faltará oportunidade, trabalho e reconhecimento para alguém que produz de forma avassaladora. Pense o seguinte:

  • 5 brasileiros produzem o equivalente a 3 chineses;
  • 3 chineses produzem o equivalente a 1 americano;

Só que aqui no Brasil, um funcionário custa quase 100% do salário em impostos e tributos para a empresa. Então, vamos supor que eu tenha uma equipe de 5 funcionários e eles me custam mais 5 funcionários em impostos e tributos, poderia afirmar que pago 10 brasileiros para ter a mesma produtividade que 1 americano. Incrível, não? Ter empresa no Brasil é realmente para espartanos!

Quer você concorde ou não, a verdade é que a nossa cultura + a overdose de informação + o vício em redes sociais, faz com que nos tornemos extremamente procrastinadores. Quer alavancar a sua vida e a sua carreira esse ano? Torne-se a pessoa mais produtiva da sua casa, do seu setor e da sua sala! Aprenda a utilizar agenda, técnica do pomodoro, scrum, to-do-list ou qualquer outra ferramenta que amplie sua produtividade.

Destacar-se no meio da multidão, da massa, do senso comum, requer um preço. A pergunta é: você está disposto a pagar esse preço?

Tenho trabalhado essa lista diligentemente nos últimos anos e percebo em meus próprios resultados de vida, em minha carreira e em meus resultados financeiros o quanto cada uma dessas estratégias está me levando para patamares cada vez maiores. E não pararei de desenvolve-las até atingir o topo!

Curtiu essas estratégias? Tem alguma que complementaria essa lista? Compartilhe conosco nos comentários!

banner clique
The following two tabs change content below.

Julio Lussari

Consultor
MBA em Marketing e Gestão de Negócios, é consultor, ministra oficinas, dá aulas, é palestrante e blogueiro nas áreas de Inovação em Planejamento de Carreira, Empreendedorismo, Inovação em Modelos de Negócios e Marketing Estratégico.