Nosso entrevistado do mês é o colunista Marcelo Oliveira, com um ótimo bate papo sobre sua recente jornada no Ideia de Marketing e seus projetos profissionais. Convidamos à todos a conhecer um pouco mais desse autor que tanto se compromete em todos os artigos que nos presenteia mensalmente!

Área de Atuação: Sou jornalista e trabalho com publicações técnicas desde 2003, além de focal point de inovação. Fora da empresa sou freelancer em comunicação e colunista do Ideia.

Empresa: EMBRAER

Deste quando escreve no Ideia? – Escrevo no Ideia desde julho de 2015.

Quantos artigos já escreveu? – Já escrevi dezessete artigos até o momento.

O que mais gosta: Eu sou um nerd apaixonado por cultura pop, principalmente quadrinhos, literatura e cinema. Gosto muito de estar com a minha família, considero minha esposa e minhas duas filhas a minha fonte infinita de energia e criatividade, onde recarrego minha bateria depois de um dia exaustivo de trabalho ou quando as coisas não saem como deveriam. Também gosto muito de assuntos ligados a comunicação, inovação, marketing e gestão do conhecimento porque acredito que são os pilares fundamentais para qualquer processo, produto ou serviço em que se possa trabalhar, independente da área de atuação que escolhemos.

Conte-nos um pouquinho, o que motivou a começar a escrever para o Ideia de Marketing?

Bom, conheci o Ideia navegando pela web e fui discado pelo seu conceito e a qualidade dos artigos publicados. Acredito que de tanto ler coisas bacanas e inspiradoras isso me fez querer fazer parte deste universo tão bacana.

Onde normalmente tira inspiração para escrever seus artigos?

Normalmente tiro as ideias para os meus artigos de experiências do meu dia a dia, de insights vindos de uma leitura, de um filme ou de algo que vivenciei. Conversar com a minha esposa, Daniela, sobre o dia dela no trabalho e suas ideias também é muito bom e me abre outras perspectivas. Por fim, passar um tempo com as minhas filhas, Bia e Marina, observando-as no que fazem e falam, não me deixa perder algo que considero valioso, o mundo pela visão de uma criança, e de uma adolescente no caso. Isso elimina aqueles pré conceitos que matam as boas ideias antes mesmo delas nascerem.

Como isso te ajuda profissionalmente? E pessoalmente?

Eu sou um entusiasta da inovação e da gestão do conhecimento. Acredito que sempre compartilhar e ensinar que aprendo me ajuda a crescer, não só profissionalmente, mas também como pessoa. Gosto de citar a frase do Mestre Yoda, de Starwars “Devemos sempre ensinar o que aprendemos”. Compartilhar conhecimento é uma via de mão dupla, porque sempre que você passa algo para outra pessoa recebe o dobro de volta.

Falando nisso, conte um pouquinho da sua vida profissional hoje. Tem algum projeto pessoal?

Minha vida profissional deu uma guinada nos últimos anos desde conheci uma amiga muito querida, a Carolina Porto, que me apresentou e me inseriu nesse fantástico universo da inovação, ela me mostrou que a inovação pode fazer a diferença em tudo o que você estiver envolvido, te ajudando a trabalhar melhor e criando um ambiente propício a novidades incrementais e disruptivas. Graças a essa influência super positiva da Carol, me tornei um focal point de inovação dentro de uma gerência de engenharia e tenho ajudado as pessoas a perderem o medo de buscar novas alternativas para o seu trabalho e inovar. Em agosto resolvi compartilhar tudo o que aprendi e que ainda tenho o que aprender e fiquei muito feliz de poder fazer isso aqui no Ideia. Por fim, fui convidado para dar um curso de extensão focado em inteligência coletiva e colaboração em equipe em uma renomada faculdade de São Paulo. Bom, tudo isso eu tenho que conciliar com minhas atividades dentro da fábrica, onde passo o dia trabalhando com Publicações Técnicas, de modo que uma coisa não interfira na outra.

Também comecei um projeto recentemente com minha filha de dezesseis anos e aluna de administração, Beatriz. Resolvemos unir duas paixões que temos em comum, cultura pop e escrever, dentro de um blog chamado É Muita Brisa, o qual convido todos a conhecerem.

Como acha que seu trabalho pode ajudar a transformar empresas e pessoas?

Como eu mencionei, eu acredito que a partilha do conhecimento é muito importante, afinal sempre que você ensina algo acaba aprendendo o dobro e isso faz com que pessoas cresçam juntas e se desenvolvam profissionalmente. Ter um grupo de pessoas que pensam assim também é altamente benéfico para a empresa porque essas pessoas tornarão os processos robustos e eficazes, tornando produtos e serviços referência de excelência em qualidade no mercado.

Qual foi o artigo que você mais gostou de escrever no Ideia e conte um pouquinho do porquê dessa escolha.

O artigo que mais gosto é o “Produtividade eficiente x produtividade eficaz e inovadora“, por ter sido meu primeiro artigo publicado no Ideia de Marketing. Como disse, sempre gostei muito do Ideia e fazer parte de um grupo do qual sempre considerei referência profissional foi algo muito especial para mim.

Para finalizar, sempre escuto as pessoas falarem que não conseguem escrever ou ter ideias porque não são criativas. Eu sempre digo que todos somos criativos, que a criatividade vem de nossas experiências, das músicas que ouvimos, dos livros, artigos e revistas que lemos, dos filmes e desenhos animados que assistimos, de tudo que tocamos, e principalmente da vivência com as pessoas. A criatividade, nerdiando um pouquinho, é como a força e está em todo lugar, basta aprender a usar e, aqui no Ideia, é um ótimo lugar para aprender isso.

Fiquei muito contente de ter sido convidado para essa entrevista e poder dividir um pouquinho da minha vida profissional e pessoal com vocês.

banner clique
The following two tabs change content below.

Mariana Melissa

Gestora de pessoas e Coordenadora de projetos at Ideia de Marketing
Graduada em Marketing e Gestão de Recursos Humanos, é apaixonada pela arte da escrita e pelas relações pessoais. Já trabalhou com comunicação interna, redação e marketing. Atualmente é Gerente de Projetos na agência Target Mais e está a frente dos projetos internos do Ideia de Marketing atuando como gestora de pessoas e conteúdo. marianamelissa.s@gmail.com