Pode acontecer de sua equipe de vendas estar próxima de atingir sua meta, mas os recursos — os leads — estarem chegando ao fim. Se isso acontecer com seu time, não se desespere: tudo o que o separa de um final feliz são algumas indicações de clientes.

Pedir indicações pode ser um desafio. Algumas empresas se sentem em uma posição desconfortável, mas essa é uma parte importante do marketing de defensores. Para te ajudar nesse processo, separamos algumas dicas para ajudar a sua estratégia na hora de pedir indicações de clientes. Acompanhe!

Deixe claro os benefícios para o seu defensor

Existem três motivos principais para que um defensor esteja disposto a indicar um produto ou serviço. Ele pode amar a sua marca, o seu produto e as pessoas que trabalham na sua empresa, e desejar que vocês tenham sucesso; ele pode querer aumentar sua rede de contatos e conhecer mais pessoas que podem ajudá-lo; ou ainda gostar de um tratamento especial e deseja uma oportunidade de se promover.

Identificando qual é a característica motivadora dos seus defensores, é possível criar recompensas e ofertas que condizem com o que ele espera da marca e, assim, incentivar uma indicação de um novo cliente.

Não encare uma indicação como um favor

Uma indicação não é um favor, mas sim uma troca interessante para os dois lados. O que a sua empresa ganha com isso é óbvio — você consegue leads e prospects qualificados. Já para o defensor, além da satisfação de ajudar uma marca de que gosta e um amigo ou conhecido, ele se torna uma referência no seu meio e ainda pode ganhar os benefícios que você tiver a oferecer.

Saiba a quem — e como — pedir

Em alguns casos, pode ser mais eficaz pedir indicações para alguns defensores em especial, pela afinidade desses defensores seja com o produto ou serviço que você quer que seja indicado ou com o público que você pretende atingir. Nesses casos, o ideal é identificar quem são os melhores defensores a mobilizar e direcionar suas campanhas para eles. Além disso, trate o assunto como uma oportunidade para eles e deixe claro o que eles têm a ganhar com isso.

Entenda que a indicação de clientes se baseia no relacionamento

Uma indicação vai muito além da divulgação de um produto ou serviço em troca de alguma vantagem. Na verdade, ela é o reflexo de um relacionamento criado entre o defensor e a marca por meio de uma boa estratégia de marketing de defensores. Por melhor que seja o benefício oferecido, um consumidor só estará disposto a referenciar uma empresa se tiver boas experiências com ela. No fim das contas, o principal motivo de clientes indicarem o seu serviço para outras pessoas é que eles desejam que seus amigos tenham a mesma experiência positiva que ele teve com a sua empresa.

Indicações de clientes são importantes para qualquer negócio. Deixe claros os benefícios para o consumidor e não o force a fazer nada; indicações ocorrem por meio de um processo natural de relacionamento e confiança.

banner clique
The following two tabs change content below.
Publicitário pela Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná e Especialista em Marketing Empresarial pela UFPR. Estudioso nas áreas de inovação, empreendedorismo, comportamento do consumidor e defensores da marca. Acredita que os clientes são os ativos mais valiosos de qualquer empresa e também seus principais vendedores.