Montar um negócio demanda dedicação e conhecimento, além de muito empenho. Prestar atenção nas coisas que estão acontecendo na economia, nos negócios, no mercado local e regional – e nas suas contas pessoais – é outro importante caminho para ser seguido.

Parte de todo esse processo se dá realizando um plano de negócio, tarefa já mencionada na primeira parte deste artigo. Se tudo correr bem, você terá um cenário bem interessante sobre algumas importantes relações entre as particularidades do negócio que você estiver planejando, como algumas vantagens e algumas desvantagens de investir seu tempo e dinheiro em um empreendimento novo.

Oportunidades, ameaças, forças e fraquezas, razões pelas quais sua empresa estará entrando no mercado: aproveitar espaços que você tenha condições de se sair bem; planos para contornar possíveis problemas que possam surgir; razões pelas quais valerá apena vencer o vão do seu negócio; e, por fim, pontos importantes de investimento, locais onde as fragilidades da sua empresa precisarão de atenção especial para alavancar o negócio.

Segundo Philip Kotler, “onde quer que exista uma necessidade, há uma oportunidade”, portanto, nada mais natural do que encontrar as necessidades que existem onde você pretende abrir o seu negócio. “Como posso contemplar essa necessidade de uma forma diferente? Como preencher os espaços de modo que minha marca se torne uma referência neste local?”, são perguntas necessárias para se fazer nesse momento. A descoberta destas respostas lhe dará o caminho para iniciar o seu plano de negócio.

Desse modo, balizado por razões realmente importantes pelas quais qualquer empreendedor precisa ter na ponta da língua (ou do lápis), seguem três valiosas reflexões para complementar o seu projeto:

Monte um time engajado: pessoas com conhecimento e vontade de realizar farão toda a diferença no dia-a-dia do empreendimento. Ideias oxigenadas e mão-de-obra incansável para as horas de trabalho intenso são indispensáveis. Se isso começar pela equipe de trabalho – que enfrentará possíveis contratempos junto com você – metade do caminho está vencido. Pessoas que possam motivar e valorizar os momentos de ajuda mútua e comprometimento trarão bons resultados lá na frente.

Seja o seu braço direito: todo líder precisa de um apoio, com certeza. Mas nada é mais importante do que estar a frente dos processos, acompanhar de perto o que acontece nos números, no balcão e, principalmente, no caixa da empresa. Isso não significa fazer tudo sozinho. Ser o seu próprio braço direito é estar de olho, ser prudente ao delegar, e prestar atenção nos resultados. Nada de entregar todas as decisões e responsabilidades para alguém que não terá o compromisso de honrar todas as contas no final do mês. Esse compromisso é só seu.

Contrate pessoas qualificadas: você não terá condições de fazer tudo sozinho, como acabo de dizer, isso também ocorre em alguns aspectos do negócio que não estão ligados aos processos internos, por exemplo. Finanças, gestão de pessoas, marketing, compras, logística; muitas vezes é necessária uma ajuda profissional para alguns pontos estratégicos do negócio. Contratar consultorias especializadas em algumas áreas é de extrema necessidade quando o empreendedor não tem esses conhecimentos. Esse momento é crucial para que todos os envolvidos no negócio possam estar alinhados rumo ao sucesso do empreendimento, e o melhor: eles aprenderão a fazer corretamente em seguida!

Depois de avaliar com bastante cuidado todos esses detalhes, além de ter um planejamento bem detalhado de todo o ambiente que lhe espera desse ponto em diante, grandes serão as chances de ter sucesso no negócio. Nesse ponto, o empreendedor precisa estar ciente de que a sua empresa precisa realizar transformações, entregar valores, incrementar resultados para os seus clientes. A partir daí encerro o artigo com um ensinamento de Peter Drucker: “Para sobreviver e ter sucesso, cada organização tem de se tornar um agente da mudança. A forma mais eficaz de gerenciar a mudança é criá-la.”

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Jonatan Fortes

Consultor Empresarial
Consultor empresarial, Diretor de Marketing da Fonte de Talentos (RS). Mestrando em Desenvolvimento Regional, onde busca conhecimentos visando aplicar na geração de talentos. Acredita no poder da comunicação e atua na promoção e desenvolvimento de empresas e talentos para o crescimento coletivo.

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