Nosso entrevistado da vez é o nosso querido colunista Jonatan Fortes com um ótimo bate papo sobre sua trajetória no Ideia de Marketing e seus projetos profissionais! Convidamos à todos a conhecer um pouco mais desse autor que tanto se dedica pelo Ideia e compartilha seu conhecimento com todos nós!

Jonatan-FortesÁreas de Atuação: Consultoria de Marketing, Educação e Gestão de Pessoas.

Empresas: Sinaliza Consultoria Empresarial, Grupo CNEC de Educação e Fonte de Talentos.

Deste quando escreve no Ideia? Desde março de 2014.

Quantos artigos já escreveu? Foram 42 artigos até o final de 2015.

O que mais gosta? 

Acredito que o artigo que mais me deixou feliz com o resultado foi o que indica as Dez incríveis lições sobre Marketing que aprendi com o Snoopy, pois, além do resultado muito legal de leitores, foi uma abordagem diferente e que casou um impacto bem positivo nas pessoas dentro e fora do Ideia.

Conte-nos um pouquinho o que motivou a começar a escrever para o Ideia de Marketing?

Escrevo há muito tempo, mas nunca havia escrito com a frequência que um blog exige. A partir de uma campanha que o Portal estava fazendo para novos colaboradores e articulistas, resolvi “avaliar” se os meus textos eram legais ao ponto de publicá-los. Tamanha foi a minha surpresa que fui um dos “escolhidos”. Depois disso, muitos resultados positivos dentro e fora do Portal me motivam diariamente a continuar escrevendo sobre Marketing, Pessoas, Gestão, entre outros diversos assuntos do nosso cotidiano empresarial.

Onde normalmente tira inspiração para escrever seus artigos?

Do dia-a-dia. A inspiração está na realidade, em minha opinião. Enquanto mais “de verdade” for o conteúdo que estamos apresentando para o leitor, mais interação e reconhecimento ele terá. Meus melhores textos vieram de uma inspiração da vida mesmo, das experiências, da vivência empresarial e de consultoria. Muitas vezes vemos situações em que temos uma ideia de solução, e escrever isso, além de ser uma ótima forma de estudo, é um jeito de transmitir esse conhecimento para quem está necessitando naquele momento. Muitas empresas, geralmente as pequenas, não têm acesso a esse tipo de informação. Temos um espaço muito importante para o pequeno e microempresário se reciclar e estar atento às novidades e aos conceitos de gestão empresarial, tecnologia, marketing, pessoas, etc.

Como isso te ajuda profissionalmente? E pessoalmente?

Além de ser um excelente momento para reflexão e estudo, como afirmei anteriormente, é uma forma de descobrir novidades e estar sempre antenado com o que está acontecendo no mundo inteiro. Para escrever precisamos de fontes, muitas vezes, pesquisamos a melhor forma de transmitir aquele conteúdo, para isso, precisamos estudar e analisar o que é o mais adequado para aquele momento. Esse processo todo é importante para o crescimento profissional, uma vez que aprendemos muito ao desenvolver textos que resumam conteúdos mais complexos. Além disso, as empresas e pessoas que têm acesso ao blog acabam por “ratificar” o conhecimento que apresentamos em uma conversa informal, em uma proposta de trabalho e até mesmo no dia-a-dia nas nossas empresas.

Falando nisso, conte um pouquinho da sua vida profissional hoje. Tem algum projeto pessoal?

Atualmente estou concluindo meu mestrado em Desenvolvimento Regional, um tema bem amplo, que fala – além de economia, arranjos produtivos, políticas públicas – essencialmente de mercado, que é o assunto que mais me atrai. Minha pesquisa envolve um ambiente muito importante para o desenvolvimento da região litorânea onde moro: os restaurantes e quiosques situados à beira-mar. Esse estudo deve estar concluído ao final do verão e estamos esperando resultados bem expressivos, tanto para a pesquisa em si, como para a região como um todo, que poderá se beneficiar com informações ainda não pesquisadas nesse formato. Todo esse resultado será muito bem-vindo para a consultoria empresarial que presto para as empresas da região, trazendo uma realidade que ainda não foi pesquisada, podendo levar a conclusões muito importantes para todos os envolvidos, como as associações comerciais, as secretarias municipais, as prefeituras e o comércio de toda essa região pesquisada, que envolve cinco cidades do litoral norte do RS. Além disso, a Fonte de Talentos, empresa de recrutamento, seleção, treinamentos e gestão de pessoas a qual sou sócio – motivadora  e incentivadora de toda essa pesquisa – terá uma excelente fonte de informação acerca da realidade desses estabelecimentos, no que diz respeito à capacitação dos gestores, da qualidade da mão-de-obra empregada e da expectativa que os mesmos têm em relação às suas competências. Um projeto como este envolve todas as atividades que atualmente desenvolvo e com certeza trará benefícios para todos os envolvidos, o que fortalece esse relacionamento.

Como acha que seu trabalho pode ajudar a transformar empresas e pessoas?

A partir do momento em que uma visão de fora faz parte do dia-a-dia da empresa, parte de suas “verdades absolutas” se tornam perecíveis. Muitas vezes o empresário – mesmo que bem sucedido – têm vícios e manias que travam o desenvolvimento da sua empresa e equipe. Um olhar atento e embasado pode trazer resultados expressivos para o negócio. Sempre que entrego uma solução para um cliente é como se estivesse levantando um véu que estava vendando os olhos daquele que descobriu uma nova alternativa de resultados. Seja em gestão de equipes ou na simples organização de processos dentro de uma empresa, os resultados advindos de uma consultoria empresarial são de grande impacto na gestão das empresas, pois uma vez que o gestor percebe que poderia estar com aqueles resultados há mais tempo, nota o quanto poderia ter iniciado aquele processo anteriormente. Esse impacto é muito gratificante, uma vez que o aprendizado permanece dentro da empresa, sendo replicado para os demais colaboradores.

Qual foi o artigo que você mais gostou de escrever no Ideia e conte um pouquinho do porquê dessa escolha.

Não sei se foi o que mais gostei de escrever, pois cada assunto permeia momentos e conteúdos que acabam por se tornar únicos no momento em que são publicados no Portal. Esse processo de construir um conteúdo e espalhá-lo pela rede é algo indescritível. Mas certamente o artigo já citado, sobre as Dez lições sobre Marketing que aprendi com o Snoopy é um dos meus preferidos. Foi um livro que eu comprei quando saí de férias no ano passado – A vida Segundo Peanuts (Schulz, 2014) – cuja ideia era ter um livro leve e pequeno que pudesse apenas me dar alguns momentos de relaxamento em meio a tantos textos técnicos e literatura mais densa que estava mergulhado naquele momento. Pois, no momento em que li as primeiras páginas, logo já me veio o insight de fazer uma relação daquelas “lições de vida” com o Marketing. E com certeza esse conteúdo dará uma série ainda mais interessante, pois o motivo é infinito, tamanha seja a inspiração em cada texto que poderá ser produzido.

Gostaria ainda de agradecer ao Ideia de Marketing pela oportunidade de poder expressar minha gratidão ao Portal, além de poder ter aberto o espaço para publicação de textos, poder contar um pouco das minhas ideias em relação à profissão e ao conteúdo que é ofertado aqui neste canal. Espero ter podido estar mais próximos de todos os leitores e colegas do Ideia! Um forte abraço a todos. Até a próxima!

banner clique
The following two tabs change content below.

Mariana Melissa

Gestora de pessoas e Coordenadora de projetos at Ideia de Marketing
Graduada em Marketing e Gestão de Recursos Humanos, é apaixonada pela arte da escrita e pelas relações pessoais. Já trabalhou com comunicação interna, redação e marketing. Atualmente é Gerente de Projetos na agência Target Mais e está a frente dos projetos internos do Ideia de Marketing atuando como gestora de pessoas e conteúdo. marianamelissa.s@gmail.com