Na última quinta-feira, dia 03/12, o Itaú foi eleito – pela décima segunda vez – a marca mais valiosa do Brasil, avaliada em R$ 24,5 bilhões. O estudo Marcas Brasileiras Mais Valiosas analisou a performance financeira, a influência junto aos consumidores e as projeções para o futuro das marcas.

No quesito influência junto aos consumidores, quais são os fatores que contribuem para a força da marca Itaú? Elegi alguns aqui e faço agora uma análise pela ótica do branding, apoiada na minha própria experiência como cliente e usuária da marca.

Enxergar a marca como o maior ativo do negócio

Na construção de marcas fortes, a estratégia de marca tem que estar diretamente ligada à estratégia de negócio e em alguns casos orientá-la. No caso do Itaú, a marca é tida como um ativo estratégico do negócio. A marca, seus valores e principais elementos estão fortemente presentes nas operações, estratégias e ações.

Relacionamento

A marca aposta em relacionamento. Itaú é uma marca que conversa com as pessoas e que estabelece conexões e vínculos que vão muito além da interação cliente-produto. A marca promove interação em nível pessoal. Itaú não utiliza as redes sociais para vender seus produtos, e sim para se relacionar, comunicar-se com seu público de interesse e promover suas ações da plataforma #issomudaomundo.

Cultura corporativa

O Itaú possui uma cultura corporativa sólida e fortemente difundida internamente. Seu conjunto de valores foi criado logo após a fusão Itaú Unibanco, e reúne as 10 práticas desejáveis a serem seguidas e vivenciadas pelos colaboradores, como por exemplo Todos pelo Cliente, Processos Servindo Pessoas, Ágil e Descomplicado e Brilho nos Olhos.

Experiência

Cerca de 70% da construção da marca é focada em promover experiência em todos os pontos de contato. Investir em tecnologia, entender o que o cliente quer e como quer, focar nas suas necessidades, facilitar sua vida por meio de aplicativos que simplificam as transações bancárias e até disponibilizando um meio de transporte limpo e gratuito, as bicicletas, conhecidas como laranjinhas. Itaú é uma marca que caminha no ritmo da vida e promove experiência em cada micro-momento.

Papel social

Itaú é uma marca considerada cidadã, por sua atuação positiva na sociedade. A marca não fica restrita ao ambiente de agência bancária, ela está nas ruas, nas casas da pessoas, nos espaços públicos, promovendo educação, esporte, mobilidade urbana e cultura por meio de segmentos como a Fundação Itaú Social e Espaço Itaú de Cinema, por exemplo. Em tempos de revolução digital, ela não só incentiva os pais a lerem para seus filhos, como distribui livros gratuitamente para todo o país. Ô coisa linda, viu?!

Sou cliente Itaú, me relaciono e acompanho a marca há pelo menos 5 anos. Por simplificar minha interação com banco e promover ações com as quais me identifico e simpatizo, me declaro embaixadora da marca. Sem jabá e com testemunho autêntico, sigo divulgando e defendendo a marca. Marcas que fazem seus fãs terem boas histórias para contar é que fazem a diferença no mundo.

 

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Karen Teodoro

Estrategista de Marca na Maracujá Azul Branding, formada em Publicidade e Propaganda, com especialização em marketing e MBA em Estratégias de Marketing e Vendas. Apaixonada pelo cenário de marcas, observadora full time de como elas se comportam, interagem, promovem experiências e se relacionam com as pessoas.

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