Pare por alguns instantes e reflita sobre as seguintes perguntas:

– Por que você se levanta da cama todos os dias?

– Por que você faz o que faz?

– Por que as pessoas deveriam se importar?

– O que te difere do resto do mundo?

– Por que uma empresa te contrataria?

– Por que alguém te daria uma posição de liderança?

– Qual é, de fato, o seu propósito aqui na Terra?

– Por que as pessoas deveriam se importar ou te ajudar a realizar o seu propósito?

– Qual é a marca ou legado que você deixará quando partir?

 Até que você responda todas essas perguntas em um papel, sua vida estará à deriva!

O líder sabe EXATAMENTE por que se levanta da cama todos os dias. Ele acorda com um extremo senso de propósito e só consegue dormir se tiver a sensação de que deu mais um passo em direção àquilo que se propôs a fazer neste mundo.

Vejo jovens, adultos e pessoas de mais idade fazendo algo repetidas vezes, dia após dia, sem ao menos se perguntar o “porquê” de estarem fazendo aquilo. Pergunte-se: Qual é o sentido de fazer o que você faz? Para onde essa ação inconsciente está te levando? Aonde, de fato, você quer chegar?

Já dizia o Gato Sorridente para Alice no País das Maravilhas: “Se você não sabe aonde quer chegar, qualquer estrada serve!”

Mas, não basta saber aonde se quer chegar. É preciso haver um forte senso de propósito! Um motivo tão forte, um desejo tão ardente, que seja capaz de manter a chama acessa mesmo quando você tropeçar, mesmo que você esteja de joelhos, cansado, chorando, triste e deprimido. É essa chama, é esse desejo, é esse motivo, é esse propósito que te fará levantar e dar mais um passo em direção ao que tiver estabelecido como missão nessa terra. Essa é a sua primeira tarefa para se tornar um líder extraordinário: definir o que veio fazer nesse mundo e o que quer deixar de legado quando partir. Leve o tempo que levar, queime os neurônios que tiver de queimar, mas defina isso o quanto antes.

Tão logo você tenha um propósito forte o suficiente para te fazer caminhar, mesmo quando a diversidade bater em sua porta, lembre-se deste pequeno conselho:

“O objetivo é a caminhada em si.”

Em outras palavras: aproveite a jornada! Tire todos os aprendizados que puder de cada situação de adversidade. Cresça com seus próprios erros. Saiba que você tem exatamente aquilo que merece. E se, por algum motivo, chegar ao ponto de pensar que não aguenta mais, tire uma soneca. Não há nada que uma boa noite de sono não resolva. Acorde no dia seguinte e continue a caminhada. Cedo ou tarde, depois de tanto persistir, o propósito se concretiza e a sensação de que todo o esforço valeu a pena toma todo o seu ser.

Quando alguém me pergunta: Julio, qual é o seu propósito?

Com brilho nos olhos e entusiasmo, respondo: Impactar pessoas e acelerar negócios!

O dia em que vou dormir com a sensação de que não impactei ninguém e não ajudei alguém a progredir no mundo dos negócios, para mim foi um dia perdido. Foi para isso que vim e é para isso que estou me preparando. Nada menos que impactar uma vida por dia me interessa!

Então, só pra recapitular: O líder extraordinário sabe exatamente por que se levanta da cama todos os dias!

 

banner clique
The following two tabs change content below.

Julio Lussari

Consultor
MBA em Marketing e Gestão de Negócios, é consultor, ministra oficinas, dá aulas, é palestrante e blogueiro nas áreas de Inovação em Planejamento de Carreira, Empreendedorismo, Inovação em Modelos de Negócios e Marketing Estratégico.