A contagem regressiva para 2016 já começou. E como todo final de ano, ouvimos sempre falar das previsões. Neste caso, para as mídias sociais. O que será tendência? O que deixará de existir? Como o consumidor vai se comportar? Bem, essas são algumas perguntas que sempre surgem.

O primeiro ponto que quero abordar é o comércio eletrônico. Já perceberam que as redes sociais já implantaram as “call to action” para o e-commerce? Essa tendência vai continuar em 2016, uma vez que as pessoas estão comprando mais pela internet. Nesse caso, devemos nos atentar a alguns detalhes. Por exemplo, as pessoas estão dispostas a comprar mais. Seu site já está disponível na versão mobile com facilidade de acesso? O que as pessoas estão comentando sobre seu produto/serviço? Elas estão sendo atendidas ou ignoradas? Organize sua loja online.

Não podemos esquecer o padrão visual, que é um dos principais fatores decisivos que leva as pessoas a acessarem a loja virtual ou interagir com o conteúdo. Atenção para os tamanhos exigidos em cada rede social. O cérebro humano pode processar a informação em um gráfico 600.000 vezes mais rápido do que o texto e reter 80% do que ele vê, em comparação com apenas 20% do que ele lê e 10 % do que ouve. Interessante, né?

Em 2016, as pessoas e marcas estarão mais “ao vivo”, com ferramentas como o Meerkat, o Blab e o Periscope. O real-time vai se fortalecer e será uma forte tendência no próximo ano. Que tipo de conteúdo você vai oferecer? Já está mais do que na hora de pensar nisso.

E por falar em real-time, os vídeos continuarão tendo mais força em 2016, já que um vídeo publicado diretamente no Facebook dá uma vantagem sobre os outros posts devido ao EdgeRank. Então, os tutoriais, institucionais e experiências dos clientes com seus produtos e serviços continuarão com tudo em 2016.

E você, tem alguma outra tendência que está observando que vai continuar em 2016? Quais as suas apostas?

 

banner clique
The following two tabs change content below.

Alison Marques

Viciado em compartilhar conhecimento. É Especialista em Linguagens e Mídias Digitais, jornalista, palestrante e social media.