Tarefas entregues fora de prazo, a falta de comprometimento, atrasos e problemas de postura, muitas vezes são vistos dentro do ambiente corporativo como única e exclusivamente falha do funcionário. Porém, muitas vezes o erro apontado não foi exposto ou dividido com o colaborador e esperamos uma melhora daquilo que nem ele mesmo sabe que está errando.

Quando o feedback é aplicado, algumas regras devem ser seguidas. O feedback refere-se ao perfil e comportamento profissional do colaborador e, por isso, nunca devemos aplicar visando o lado pessoal. Vejamos algumas dicas de como ser assertivo nessa tarefa fundamental:

1 – Feedback bilateral: Não é apenas o líder que aplica o feedback que deve expor os pontos de melhoria, o colaborador que está recebendo também pode – e deve – fazer os apontamentos pertinentes aos pontos de melhoria que foi sinalizado para ele. Dar sugestões e críticas a gestão quando necessário devem ser bem vindos. O líder deve estar preparado para receber esse feedback da mesma forma que se preparou para aplicar, deve analisar o que lhe foi dito e repensar o que for necessário.

2 – Tenha foco: Dar voltas e tentar explicar tudo nos mínimos detalhes, muitas vezes, pode ser uma estratégia equivocada, tente ser o mais direto possível e sempre dê exemplos dos apontamentos que está fazendo. Mostre o impacto que aquela atitude está causando na equipe e como o colaborador pode melhorar. Lembre-se que a melhoria deve ter foco no crescimento profissional do funcionário, não devemos dizer que a melhora deve acontecer para a empresa atingir suas metas ou coisas do tipo. Ele está recebendo um apontamento de algo que pode fazer a diferença em sua vida profissional e, amanhã  poderá precisar para novas oportunidades de crescimento.

3 – Mostre-se disposto a ajudar: Apenas apontar os erros não basta. Além de mostrar onde e como melhorar, um bom líder deve se mostrar sempre pronto para ajudar nas dificuldades daquele colaborador e mostrar que está junto de sua equipe, assim, além de obter o resultado individual, melhoramos o ambiente da nossa equipe.

A aplicação do feedback não é prioridade na maioria das empresas e, em muitos casos, perdemos ótimos profissionais por falta desse retorno. Dar esse apontamento de forma assertiva melhora os resultados da equipe, ajuda no crescimento profissional dos colaboradores e transforma a comunicação em algo benéfico para toda equipe e para a melhora do ambiente.

 

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Thiago Maia

Formado em Marketing, atua na área comercial há mais de 7 anos, atualmente no setor de Franchising. Apaixonado por comunicação e entusiasta de vendas. Pró-ativo, curioso e muito teimoso. Acredita no poder das marcas e acima de tudo no poder das pessoas.

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