Comportamento. Uns adquirirem, outros influenciam. E ainda há os que negligenciam.

As novas rotinas de trabalho mostram desafios na produtividade, qualidade e diversidade nos relacionamentos.

Nota-se atualmente valores desvirtuados dentro de algumas empresas e organizações. E neste sentido, as relações se tornam padrões. Mecânicas. A humanidade se perde com até certa exatidão. As estratégias adotadas, a fixação de objetivos globais a serem alcançados, as políticas e os procedimentos não são claros. Estão sem bases sólidas. A estrutura organizacional e a autoridade formal precisam estar anexados e amparados.

“Gente demais. Com tempo demais. Falando demais. Alto demais. Vamos lá atrás de um pouco de paz”

Características de operações progressivas estão se transformando rapidamente. E o aprendizado precisa ser contínuo, permanente. Trata-se de experimentos. Há influência das pessoas e grupos sobre as organizações e, vice-versa, com a influência das organizações sobre as pessoas e grupos.

“Não vi solução na mão da contramão. Brincando com o fogo pela atenção, perdi a razão com quem me deu razão. Prest’atenção, então!”

Então vamos à um ensaio sobre a importância e desafios do comportamento organizacional, atentando que ele precisa vir com contribuições de outras ciências: políticas, antropológicas, psicologia social e sociologia, trazendo construções de conflito e poder, personalidade e sensações, teorias e dinâmicas e conceitos de comunicação, valores a atitudes.

Então:

  1. Aumente a produtividade e a qualidade de produtos. Aqui é a gestão de qualidade, satisfação constante do cliente mediante o aprimoramento contínuo de todos os processos.
  2. Melhore as habilidades humanas. Trabalhe sua liderança com a motivação e avaliação da comunicação eficiente. Cabe neste ponto citar a administração correta da diversidade da força de trabalho. A qualificação e compreensão da cultura e adaptação do mesmo. O respeito à raça, etnia, orientação sexual, etc.
  3. Seguido do respeito, a ética. Busque a harmonização entre os funcionários, tornando o ambiente sadio e produtivo, dentro das normas de conduta adotadas.

O emporwement, o fortalecimento da equipe virá pela boa gestão e compreensão sobre a importância da análise comportamental dentro do ambiente de trabalho.
Isso é base. Estrutura. É começo e fim. São conceitos simples que precisam estar alinhados e bem explícitos todos os dias. As empresas erram no pequeno. Nós erramos no pequeno. Nas poucas coisas, no que vimos como desnecessário. Desvirtuamos. Esquecemos de cuidar e atropelamos estratégias, produtividade, financiamentos, condutas. Pessoas.

Ouça seu funcionário. Ouça seu cliente.

A cultura organizacional sofre a influência do comportamento organizacional e a recíproca é verídica. Este fato comprova-se pelas relações escolhidas. A cultura pode se moldar em função das reações do dia a dia organizacional.

“Comportamento organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de aplicar este conhecimento em prol do aprimoramento da eficácia de uma organização”. ROBBINS (1999: 6)

“A gente queima todo dia mil bibliotecas de Alexandria. A gente teima, antes temia. Já não sabe o que sabia. ”

Mas, antes de voltar as doutrinas e comportamento de seu grupo, e reavaliar as diretrizes por lá, volte para si mesmo. Perdemos muito do nosso tempo sem olhar para o outro e compreende-lo, e isso só será alcançado com exatidão, só te trará resultados, se você olhar para si. Reavaliar o seu comportamento, os seus relacionamentos. Os argumentos que traz à mesa. Aquilo que te move e te impulsiona a continuar. Infelizmente muitos achismos, pouco respeito e ponderação.

(Trechos da música “Alexandria”, por Tiago Iorc e Humberto Gessinger)

 

 

banner clique
The following two tabs change content below.
Essa coisa de definir coisas... Escritor, professor, colunista e curioso. Produzindo o terceiro e-book. Licenciando em Filosofia, com foco nas artes e comportamento. Não vive sem séries - e dramas. Melancólico e péssimo de cozinha. O 2º livro #AConstrucaoDoOlhar PDF free aqui ó: bit.ly/aconstrucao | Vídeos sobre os livros em youtube.com/user/arthiebarbosa