Que a tecnologia e a internet vem tomando o nosso dia a dia não é novidade, não é mesmo? Só para termos uma ideia, os dados sobre o varejo de internet divulgados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCcomm) mostram que o setor de e-commerces está ganhando força se comparado às lojas físicas.

Mesmo com a crise batendo na porta, os dados da pesquisa apontam que o setor de e-commerce no Brasil ganhou, só em 2014, cerca de cinco milhões de novos consumidores. São números que provam realmente a ascensão do setor, bem como sua aceitação pelo público.

Porém, criar um e-commerce nos dias de hoje não é tarefa das mais difíceis – o difícil aqui é manter um site, com conteúdo novo, rico, atualizado e com boa usabilidade. Hoje iremos falar um pouco sobre como criar um e-commerce, sobre a importância de manter seu site atualizado e como fazer para que o seu conteúdo chegue nas pessoas certas. Boa leitura!

1º Passo: Escolha uma plataforma de ecommerce confiável e boa

Aqui, tudo o que você vai precisar é de um domínio, hospedagem e uma plataforma de gerenciamento de conteúdo. Existem muitos portais que trazem templates prontos para você começar do zero o seu site. Quer ver um exemplo bacana? Vamos dar uma olhada no Loja Integrada. Lá, você tem tudo isso pronto para começar, contando ainda com domínio próprio, pageviews ilimitados, loja na nuvem (seu e-commerce fica hospedado na Amazon e você só precisa de um computador com internet para acessá-lo), criação de widgets, estrutura para loja mobile, entre outros recursos. Feito isso, é hora de divulgar seus produtos. Como? Vamos lá:

2º Passo: Divulgando sua loja virtual

Aqui você dispõe de duas opções: ou contrata uma agência de marketing digital, ou pode escolher se aprofundar em, no mínimo, 3 ferramentas básicas:

  • E-mail marketing;
    Facebook Ads;
    Google Adwords;
    Publicações frequentes em redes sociais.

Pensando no método “faça você mesmo”, hoje falaremos sobre o e-mail marketing, e nos próximos posts falaremos sobre as vantagens das outras formas de divulgação de sua loja virtual:

Segmentando – e-mail marketing para sua loja virtual

Certo, você já criou seu e-commerce e já produziu suas ofertas, já montou seu layout de produtos, seu blog e etc. Seus clientes sabem a respeito das novidades da sua loja virtual? Muitas vezes não basta somente divulgar nas redes sociais – é preciso ter várias cartas na manga, e é aí que o e-mail marketing entra.

Hoje, nem todo mundo está o tempo todo no Facebook ou Instagram, e muitas vezes, SIM, ele quer adquirir seus produtos, porém não se lembrou de visitar seu site ou sua página. Por que não fazer com que seus produtos cheguem na caixa de entrada dele? É como um presente recebido em casa. Segundo dados apontados pelo Portal Brasil, cerca de 48% das pessoas no Brasil tem acesso a internet, o que faz de nós o 5º país com maior número de conexões do mundo.

Sabendo disso, vale lembrar que o e-mail marketing é uma das melhores formas de disseminar informações, atrair e criar relacionamentos com seus contatos, tanto por meio de disparos simples para a base, como de forma automática. Um dos maiores benefícios das ações e-mail marketing está o aumento do tráfego para o seu site – e isso é possível através do envio de boas newsletters para sua lista.

Para começar, você pode utilizar uma ferramenta que pode fazer isso para você – os templates geralmente vem prontos, como é o caso do Enviou.com.br, que também sobe e armazena seu mailing, cria newsletters bem bacanas, além de programar suas campanhas, e etc. Diferente de outras ferramentas de e-mail marketing, através do Enviou.com.br,  é possível facilitar as rotinas operacionais do dia a dia do e-mail marketing, criar suas newsletters de forma simples e rápida, somente selecionando seus produtos e enviando-os; possui também planos de comissão onde é cobrado um percentual pequeno do que for vendido através da ferramenta, e o mais legal é que os caras são aqui do Brasil, afinal nada como valorizar nossas startups.

Manter um bom relacionamento com base em leads é algo muito positivo. Criar estratégias claras que tragam resultados em níveis de engajamento pode direcionar enfaticamente seu público à venda, e para que isso ocorra é preciso apostar no e-mail marketing como solução e como um dos principais  motivadores de clientes potenciais, ou apenas para informar suas novidades e ofertas, sejam elas quais forem. Aqui no Ideia temos outros posts bem bacanas que tratam do assunto.

Bom, por hoje é só! Em breve voltaremos com mais dicas para o seu e-commerce. Fiquem ligados! Vou ficando por aqui e até a próxima!

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Publicitária, trabalha com assessoria e gestão da imagem de marcas, produtos e pessoas em Tati Fanti - Gestão da Imagem. É também colunista nos portais MMA Premium e Bjj Girls Mag. Acredita no poder das pessoas e na arte da comunicação como ferramenta de transformação.