Muita gente tá aguardando ansiosamente pela Black Friday, que será no dia 27 de novembro. Afinal de contas, esta é uma ótima oportunidade para garantir aquele desconto especial nas principais lojas virtuais do país. No ano passado, o valor movimentado durante o evento foi de R$871.986.167,00. Isso representa um aumento de 48% de 2013 para 2014. Foram mais de 80 milhões de acessos simultâneos no dia, e 96% das pessoas pretendem aproveitar as ofertas deste ano.

Mas como as empresas estão se preparando (e podem se preparar)? Apesar da crise, o faturamento do e-commerce cresceu no primeiro trimestre deste ano, segundo o relatório E-bit WebShoppers. Diante desse cenário, cabe perguntar como está a plataforma de e-commerce da sua empresa. O que dizem os relatórios do Analytics? A plataforma está oferecendo um serviço ágil, inteligente, que não gera complicação quando a compra está sendo efetivada?

Segundo Pedro Eugenio, criador da Black Friday Brasil e sócio da Live Target, a aposta neste ano é no e-mail marketing, para que os usuários recebam o conteúdo de forma mais direcionada. A Live Target chega a alcançar até 60% de “open”. Ou seja, a cada 100 e-mails enviados, 60 são abertos. Sem dúvidas, o e-mail marketing se estabelece como uma forte ferramenta na Black Friday 2015. Mas como usar isso para alcançar as pessoas certas?

Primeiro, deixe bem claro o preço e o desconto. Dizer que o produto está com 90% off é atrativo, mas as pessoas sabem que geralmente ali tem uma pegadinha. Pense na realidade do seu consumidor. Ele quer economia de verdade.

Chame a atenção no assunto do e-mail. Neste período, muitos concorrentes também estarão pedindo atenção. Quando for relembrar seus clientes sobre a oferta, não use a mesma mensagem. Invista em um “call to action” atrativo. Verifique como está a versão mobile do seu e-commerce. Lembrando que nessa altura do campeonato, quem não tiver uma versão decente pra mobile, dança.

Relembrando alguns cases…

Um case que sempre é lembrado é a Dafiti. Eles criaram uma oferta para cada dia da semana, separada por cores (White Monday, Blue Tuesday, Red Wednesday, Yellow Thursday, Black Friday). Os anúncios foram feitos no Google Ads, youtube e em vários portais. Como resultado, eles garantiram venda em todos os dias da semana.

Do on para o off, a Ricardo Eletro investiu em uma série de vídeos no Youtube (e também em mídias tradicionais), para mostrar o proprietário tentando falar “Black Friday”. Eles conseguiram ganhar simpatia e muitos clientes nas lojas físicas.

Bem, é isso. Ah, e nada de “tudo pela metade do dobro”, combinado?

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Alison Marques

Viciado em compartilhar conhecimento. É Especialista em Linguagens e Mídias Digitais, jornalista, palestrante e social media.